Paróquia Santo André Apóstolo completa três anos de existência

24 setembro, 2021

 

Paróquia Santo André Apóstolo completa três anos de existência

Localizada no município da Serra, a Paróquia Santo André Apóstolo foi desmembrada da Paróquia São José Operário em Carapina, também na Serra, e sua data de nascimento se dá no dia que o Arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, assinou o decreto de criação, inaugurando-a no dia 23 de setembro de 2018.

Na época, a administração da nova paróquia foi confiada ao Padre Hugo Pereira de Souza, o primeiro administrador paroquial da instituição. Inicialmente formada por sete comunidades: Cristo Rei; Divino Espírito Santo; Nossa Senhora Aparecida; Sagrado Coração de Jesus; Santo André; São João Batista; São Pedro e pela Capela São João de Carapina, no Patrimônio Histórico.

Após a criação, já no ano de 2019, a Paróquia Santo André Apóstolo é marcada por muitas atividades, novas experiências e aprendizados. Além da formação e junção da comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição à paróquia, o trabalho do Padre Hugo juntamente com a colaboração do seminarista Lucas Saraiva dá frutos também na criação da pastoral dos coroinhas, instituindo no dia 15 de agosto de 2019, crianças, adolescentes e jovens para o serviço do altar.

Durante um ano e quase sete meses de muito trabalho e contribuição para a organização e crescimento tanto das comunidades, quanto dos fiéis, em oito de abril de 2020, o então administrador paroquial, Padre Hugo, é transferido e um novo padre, Davidson Coelho de Castro, da Paróquia de São José Anchieta assume a administração.

Desde então, o empenho e a dedicação dos padres do Instituto Verbo Encarnado (IVE) fazem com que a paróquia continue desenvolvendo, pois como diz a canção do Padre Jonas “Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar, não dá mais pra negar, o mar é Deus e o barco sou eu, e o vento forte que nos leva pra frente é o amor de Deus […]”.

Com a saída do Padre Davidson da administração, no dia seis de janeiro de 2021, a paróquia é novamente agraciada com a chegada de mais um padre. Escolhido pelo atual arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, para ser o novo administrador paroquial, o Padre Ricardo Petroni Smiderle Passamani chega para somar, trazendo consigo um jeito meigo, uma sabedoria, humildade e vontade de fazer o Reino de Deus acontecer, por meio da inclusão, da alegria e harmonia.

E com a presença e colaboração ativa dos Diáconos Rogério de Oliveira Batista e  Robson Mendes Soares nas missas, celebrações e na adoração ao Santíssimo Sacramento, a paróquia, nas pessoas desses três servos de Cristo, têm desenvolvido um belíssimo trabalho de evangelização.

Hoje, celebrando três anos de existência, apesar do último ano marcado por desafios e dificuldades e, acima de tudo, por muita dor e tristeza pelas perdas de milhares de pessoas para a Covid-19, inclusive fiéis de nossa paróquia, nos alegramos porque até aqui Deus tem nos conduzido nesse barco e nos proporcionado experiências de crescimento na fé.

Esperamos que, com o retorno das nossas atividades presenciais na catequese, na reza do terço dos homens nas comunidades, nos encontros de jovens, nas celebrações de batismo e matrimônio, nos grupos de oração e nos encontros da legião de Maria, possamos continuar crescendo enquanto grande Comunidade Paroquial, não esquecendo o propósito de nossa existência.

Agradecemos a todos os padres que fizeram parte da nossa história nesses três anos pelo compromisso assumido e o aprendizado deixado para nós, aos diáconos pelo auxílio e dedicação no anúncio da Palavra de Deus, ao seminarista Lucas pelo apoio nesse trabalho, às nossas coordenações de comunidades e a todas as equipes envolvidas: de liturgia, de música, acolhida, do terço, equipe Fé e Ação, catequistas, etc.

Não se esquecendo, também, de agradecer a todos que fazem parte da Pastoral de Comunicação (Pascom) que, de maneira eficiente e comprometida, tem feito as transmissões das missas, celebrações e demais atividades da paróquia, contribuindo para levar ao alcance das pessoas, sobretudo neste momento de distanciamento social, o Evangelho.

E, por último, não podemos deixar de agradecer aos nossos paroquianos que, fiéis na caminhada rumo ao Reino de Deus, colaboram para que a paróquia continue a crescer e realizar o seu trabalho de anunciar a Cristo, desde a ajuda na manutenção e serviços de nossas comunidades até a participação das missas e celebrações. Obrigado a todos e todas pelo SIM dado ao Senhor.

Que a Virgem Maria, agora homenageada em nossa paróquia, por meio da linda imagem de Nossa Senhora das Graças colocada na parte externa da igreja matriz (Santo André) nos guarde e proteja. E que, São Padre Pio de Pietrelcina interceda por nós, para que continuemos crescendo como paróquia e superando os desafios.

Pedimos ao Senhor da vida, do amor, que nos dê a sabedoria para abraçarmos tudo que nos leva até Ele e deixemos de lado tudo o que nos afastam d’Ele – princípio e fim de todas as coisas, pois como está escrito na carta de São Paulo aos Coríntios capítulo 3, versículo 6: ”Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer.” Ao Senhor todo louvor, toda honra e toda glória!!!

Parabéns Paróquia Santo André Apóstolo pelos seus três anos de muito serviço, dedicação e amor a Deus.

São Padre Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

Veja as fotos que marcaram  a fundação da Paróquia

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook