Dia dos Avós e da Pessoa Idosa em Vitória

18 julho, 2023

No fim de semana dos dias 22 e 23 de julho, as paróquias da Área de Vitória prepararam momentos especiais voltados aos avós e às pessoas idosas, tendo em vista a celebração, no 4º domingo do mês de julho, voltada para este público. As atividades visam atender um chamado do Papa Francisco para a 3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, que tem como tema: “Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50).

No dia 22/07, sábado, representantes da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Vitória,  estarão na Rádio América, a partir das 14h, para falar sobre a jornada e sobre o tema escolhido, que ressalta a importância de reconhecer e valorizar a experiência e o conhecimento transmitido pelas pessoas idosas às gerações mais jovens. Ainda no sábado, de 14h às 17h, na Comunidade Matriz da Paróquia de Santo Antônio, será realizado um “Chá Dançante” para celebrar este dia especial. Terá lanche, dança, música e muito forró, finalizando com um bingo. Já no domingo, 23/07, será realizada uma Missa no Santuário-Basílica de Santo Antônio, homenageando-os.

Na paróquia São José, em Maruípe, haverá uma missa no dia 22 de julho, seguida de um delicioso café, promovido pela pastoral da pessoa idosa da paróquia. Já na Matriz da Paróquia Santa Luzia, a Santa Missa com bênção dos avós acontece ao meio-dia, do dia 26 de julho, quando é comemorado o dia de Santa Ana e São Joaquim.

Na Paróquia São Francisco de Assis, de Jardim da Penha, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) será lançada no domingo (23), na missa das 19 horas, na Matriz. “A ideia da criação dessa Pastoral em Jardim da Penha partiu de um grupo de voluntários que observou a grande quantidade de idosos que está precisando de ajuda no campo psicológico, social e de vivência em comunidade”, afirmou a coordenação, que é de responsabilidade do casal Marcos Tadeu e Marzilia Silva.

Entre as atividades que serão promovidas pela pastoral estão: prática de exercícios físicos, arteterapia, dança, clube de leitura, reza do Santo Terço, palestras, além de interação com as atividades da paróquia como Festa Junina, Festa do Padroeiro, Corpus Christi, entre outras.

Também em referência ao Dia Mundial dos Avós e dos Idosos,  a paróquia de Jardim da Penha, por meio da Pastoral Familiar, irá arrecadar itens para ajudar o Centro de Acolhida Monsenhor Alonso e o Asilo dos Idosos de Vitória, tais como leite, fraldas, cloro, detergente, entre outros. As doações poderão ser feitas antes das missas na matriz São Francisco de Assis no domingo, ou ao longo da semana, até 28/07, na secretaria da paróquia, identificando que é para a Pastoral Familiar.

Texto: Construção coletiva dos coordenadores Pascom das paróquias da Área de Vitória.

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 19 maio
segunda-feira 20 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook