Paróquias e Comunidades à luz da “Lumen Gentium”

3 abril, 2023

Nos meses de abril e maio as 91 paróquias e 1012 Comunidades da Arquidiocese de Vitória vão se reunir para estudar e rezar à luz da Constituição Dogmática Lumen Gentium, documento promulgado no Concílio Vaticano II e que pode ser traduzido como “Luz dos povos”. O contexto dessa ação é que dentro do projeto “Formando Discípulos Missionários de Jesus” a proposta Arquidiocesana é de fortalecer o caminho missionário e pastoral reafirmando a pertença eclesial dos padres, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas e todos os leigos e leigas.

Padre Ivo Ferreira de Amorim, Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, foi o responsável por traduzir a Lumen Gentium em um caderno com orações e reflexões para subsidiar os encontros formativos e as reuniões em nível Arquidiocesano durante esses dois meses. O sacerdote explica que revisitar estes documentos do Concilio Vaticano II neste momento tem um objetivo histórico para toda Igreja.

“Na verdade, essa retomada, revisitação aos documentos do Concilio Vaticano II, é porque nós estamos no mesmo período em que há 60 anos o Papa da época – o Concílio foi aberto pelo Papa João XXIII e depois conduzido pelo Papa Paulo VI – conduziu o Concílio. Então de 1962 a 1965 aconteceu na cidade de Roma, mais especificamente na Basílica de São Pedro, o Concílio Vaticano II e esta é uma forma de comemorar e celebrar visitando os principais documentos que nasceram daquele Concílio”.

Explicando melhor o que representou o Concilio Vaticano II para a Igreja, padre Ivo afirma que foi um momento ecumênico e pastoral, não só dogmático, embora tenha gerado 4 constituições: a Dei Verbum (Sobre a Revelação Divina) e a Lumen Gentium (Sobre a Igreja), que são dogmáticas e a Sacrosanctum Concilium (Sobre a Sagrada Liturgia da Igreja) e a Gaudium et Spes (Sobre a Igreja no Mundo atual), que são Pastorais Conciliares. Para ele, um Concilio que lançou um olhar para toda a Igreja e tornou a Igreja aberta para o mundo como é possível perceber nos 16 documentos.

“Foi um Concílio que lançou um olhar sobre a Igreja no mundo inteiro, para aquilo que é essencial para vida e caminhada da Igreja, mas também um concilio que quis ser uma iluminação para os pontos que estavam meio que paralisados desde o Concílio de Trento, em 1545. Foi uma reabertura de diálogo da Igreja com o mundo contemporâneo, um diálogo a partir de todos os elementos e pontos de discussão, de debate, sendo um Concílio pastoral, ecumênico, doutrinal e com muitos outros alcances que não conseguimos definir em uma palavra só”.

Constituição, Decreto e Declarações

Os três anos do Concílio Vaticano II geraram documentos que tratam dos assuntos mais importantes refletidos e trabalhados lá. Esses documentos, são chamados de Constituições, Decretos e declarações. Padre Ivo esclarece que as “Constituições” são documentos basilares, fundamentais e que tratam de questões mundiais, tendo um peso diferenciado dos demais documentos.

“Decretos” são documentos específicos que tratam de assuntos pontuais e São nove os Decretos do Vaticano II: Ad Gentes (Sobre a Atividade Missionária da Igreja), Presbyterorum Ordinis (Sobre o Ministério e a Vida dos Sacerdotes), Apostolicam Actuositatem (Sobre o Apostolado dos Leigos), Optatam Totius (Sobre a Formação Sacerdotal), Perfectae Caritatis (Sobre a Conveniente Renovação da Vida Religiosa), Christus Dominus (Sobre o Múnus Pastoral dos Bispos na Igreja), Unitatis Redintegratio (Sobre o Ecumenismo), Orientalium Ecclesiarum (Sobre as Igrejas Orientais Católicas) e Inter Mirifica (Sobre os Meios de Comunicação Social).

Já as “declarações”, não é que tenham um valor menor, mas são pronunciamentos pontifícios, com conteúdo menor e mais direcionado. As produzidas pelo Concílio foram três: Gravissimum Educationis (Sobre a Educação Cristã), Nostra Aetate (Sobre a Igreja e as Religiões não-Cristãs) e Dignitatis Humanae (Sobre a Liberdade Religiosa).

Formando Discípulos Missionários de Jesus – À luz da Lumen Gentium

O livro produzido pela Arquidiocese de Vitória como subsídio de oração e disponibilizado impresso à todas as paróquias e também de forma digital (basta clicar aqui) possui 89 páginas. São 9 encontros, baseados nos 8 capítulos da Constituição Lumen Gentium e um último capítulo é uma espécie de resumo dos anteriores. A sugestão é que o material seja trabalhado nas Igrejas por semana e são dois roteiros de oração, um mais completo que pode durar de 30 a 40 minutos e um simplificado de 10 a 12 minutos.

A sugestão é que seja da seguinte forma: de 02 a 08 de abril de 2023 seja realizado o 1º encontro “O Mistério da Igreja”; de 09 a 15  de abril de 2023, “A Igreja Povo de Deus”; de 16 a 22 de abril de 2023, “A Constituição Hierárquica da Igreja e, em especial, o Episcopado”; de 23 a 29  de abril de 2023, “Os Leigos”; de 30 de abril a 06 de maio de 2023, “A Vocação Universal à Santidade na Igreja”; de 07 a 13 de maio de 2023, “Os religiosos”;  de 14 a 20 de maio de 2023, “A Índole Escatológica da Igreja Peregrina e sua União com a Igreja Celeste”; de 21 a 27 de maio de 2023, “A Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus no Mistério de Cristo e da Igreja” e de 28 de maio a 03 de junho, “Lumen Gentium, um olhar da Igreja para dentro de si mesma”.

O Vigário Geral detalha que seu esforço foi de traduzir para uma linguagem mais simples, mas oficial da Igreja, os oito capítulos que estão contidos na Constituição sobre a Igreja, então certos conceitos estão presentes na constituição como Mistério; Povo de Deus; Corpo de Cristo, sinal instrumento do reino de Deus; sociedade; instituição.

“Eu tentei trabalhar esses conceitos que são fundamentais na Constituição ao alcance do povo simples, porque uma pessoa que não tem um estudo mais apurado, vai pegar a constituição e ter pouco entendimento por causa da linguagem institucional, numa época diferente da nossa. Traduzir em um palavreado que qualquer pessoa pudesse entender aquilo que a constituição quer transmitir pra gente e num sentido também orante porque não basta pegar um documento e ler, só estudar. Tem que ler, entender e rezar”, finaliza.

Anexos

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 25 setembro
terça-feira 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook