Participe da 1ª Assembleia da América Latina

18 maio, 2021

A América Latina e o Caribe já estão em ritmo de Assembleia que vai acontecer de 21 a 28 de novembro de 2021 na cidade do México.

Apesar de ser considerada a 1ª Assembleia ela pretende dar continuidade à V Conferência que aconteceu em Aparecida em 2007. Para a Igreja as Conferências, Sínodos e Assembleias têm uma importância muito grande porque são momentos de avaliar o caminho, olhar a realidade e pensar o futuro como discípulos missionários no seguimento de Jesus.

Desde abril a Igreja nos países que compõem esta região (América Latina e Caribe) está fazendo a escuta do povo. O chamado tempo de escuta ou apenas Escuta. A organização pretende ouvir a todos que se dispuserem a participar, por isso, todos estão convidados. O Papa Francisco em sua saudação inicial à Primeira Assembleia Eclesial lembrou que “a Igreja se dá ao partir o pão, a Igreja se dá com todos sem exclusão, e uma assembleia eclesial é um sinal disso: de uma Igreja sem exclusão”.  É nesta perspectiva que a Comissão Organizadora abre a possibilidade da escuta.

O coordenador do Comitê de Escuta, Mauricio López, reafirma o desejo de atender ao pedido do Papa e disse “este evento quer ser uma genuína expressão de uma presença que acolhe as esperanças e os desejos de todas as pessoas que compõem a Igreja, Povo de Deus, especialmente neste tempo de profunda crise”.

Já estão disponíveis dois subsídios para ajudar os participantes: Documento para o Caminho e Guia Metodológico que podem orientar sobre os temas e o método para ouvir pessoas e grupos, que podem ser baixados em: https://assembleiaeclesial.com.br/.

O Documento para o Caminho segue o método Ver, Julgar e Agir e traz:

Ver

Ver social: Pandemia e mudança de época – Modelo econômico – Exclusão e descarte – Casa comum – Violência – Lacunas na educação – Migrantes -Indígenas – Comunicação e Informação.

Ver eclesial: Secularização – Protestantização  e Pentecostalização – Mundo urbano – Jovens – Mulheres – Abuso sexual – Clericalismo – Novos caminhos.

Julgar

Seguimento de Jesus – Missão, Igreja em saída – Evangelização – Promoção humana e libertação autêntica.

Agir

Ecologia integral – Economia Solidária e sustentável – Cultura da paz – Novas tecnologias: valores e riscos – Interculturalidade – Democracia – Renovação eclesial.

Como participar?

Se você tem algo a dizer sobre qualquer destes assuntos e, como Igreja, está buscando caminhos de evangelização para este momento histórico, você está convidado a participar da Escuta. Para quem coordena grupo ou é liderança pastoral, pode baixar no site da Assembleia o Guia Metodológico que traz orientações sobre o como participar. Mas você também pode participar individualmente. Nos dois casos é necessário fazer um cadastro na plataforma da Assembleia.

Clique no link e faça seu cadastro. https://conocimientocompartido.org/

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
sábado 27 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook