Pascom: a missão de comunicar a boa nova de Jesus Cristo

Uma partilha sobre a comunicação na Igreja particular de Vitória aconteceu na tarde de hoje no auditório do Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian. O encontro foi híbrido, contou com a participação de 53 pessoas presencialmente e alcançou um pico de 120 pessoas pela transmissão feita no canal do Youtube da Arquidiocese.

 

A participação virtual foi muito positiva e permitiu que padres, religiosos, e pessoas de vários municípios do Espírito Santo e até mesmo de outros estados estivessem presentes como foi o caso do Frei Ademildo, da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto e de Janaina Gonçalves, coordenadora do Regional Leste 2 da Pastoral de Comunicação.

 

Padre Anderson Gomes, Vigário Episcopal para a Comunicação, fez abertura com uma reflexão sobre a leitura AT 17, 15-34 e destacou o momento de pandemia em que os comunicadores da Igreja precisaram aprender muitas coisas, como por exemplo como usar as ferramentas para transmitir as ações das paróquias, qual é a função do QR Code e até mesmo a utilizar aplicativos para que os fiéis devolvam o dízimo.

 

“Estamos muito aquém daquilo que está acontecendo no mundo. Nosso esforço é que como igreja possamos usar os novos aerópagos dos tempos atuais. Quantos memes surgiram neste tempo de pandemia? Devemos nos aprofundar, conhecer e não ter medo desse novo. Há um ano Dom Dario me colocou como algo novo para nossa Igreja. Não existia essa função de Vigário Episcopal para a Comunicação. Surgiu nesse tempo de pandemia, um período que precisamos nos reinventar. Estamos correndo atrás e a Pascom é muito mais que uma transmissão de celebração. Nós enquanto Igreja estamos fazendo o esforço de comunicar e precisamos mostrar a força que temos”.

 

O assessor convidado para compartilhar experiências sobre a missão da comunicação na Igreja foi Fabiano Fachini, especialista em produção de conteúdo para as redes sociais e Coordenador de Mídias Sociais da Rede Século 21. Ele começou sua palestra destacando que a pandemia de Covid-19 exigiu de todos uma evolução e na comunicação é preciso dar esse passo a mais, entrando no mundo da internet, pois hoje “não dá para dizer que vivemos em um mundo online e offline, porque tudo está conectado”.

 

Especificamente sobre a missão da Pascom, Fabiano destacou que é ajudar a Igreja, estar à serviço e realizar a comunhão entre os fiéis e o agente é um comunicador do evangelho. “Toda pessoa é bem-vinda. A comunicação católica abre os braços para qualquer um contribuir à sua maneira. Você pode ajudar escrevendo um texto, gravando um áudio para a rádio, fazendo uma transmissão, respondendo comentários nas redes sociais. Mas é preciso inovar e dar um passo a mais. Beato Carlos Acutis nos disse ‘todos nascemos originais, mas muitos morrem fotocópias’ e a Pastoral da Comunicação precisa oferecer esse algo mais”.

 

No momento que foi aberto o microfone para que os participantes contribuíssem com a discussão, Antônio Sergio, agente da Pascom da Paróquia São Pedro, em Muquiçaba, compartilhou que a inovação que oferecem é o intérprete de libras que atua nas transmissões das missas há um ano alcançando um público que antes não era contemplado e com o surgimento da pandemia precisava ser inserido no cotidiano da Igreja.

 

Padre Rodrigo Chagas, administrador paroquial da paróquia São Sebastião de Afonso Claudio, participou do encontro presencialmente. Ele detalhou que as transmissões de missa já aconteciam antes de sua chegada, ele tem fortalecido a Pascom na paróquia e achou muito importante a iniciativa de hoje.

 

“Foi muito boa a troca de experiências, o palestrante, padre Anderson trouxe para gente muita informação e a gente vai atualizando na verdade. Principalmente nessa questão da pandemia. Como estamos precisando de comunicação! E o Vicariato está nos ajudando com essa oportunidade fantástica, para vermos o que já estamos fazendo nas paróquias e no que podemos melhorar”.

 

Ao final do encontro foi discutido sobre a criação de uma equipe Arquidiocesana para melhorar a integração da comunicação da Igreja, envolvendo as seis Áreas Pastorais: Vitória, Vila Velha, Cariacica/Viana, Serra/Fundão, Benevente e Serrana. 10 pessoas se inscreveram e posteriormente acontecerá uma conversa para a escolha dos 6 novos representantes.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quinta-feira 29 abril
sexta-feira 30 abril
Nenhum evento encontrado!