Pascom e a Igreja no mundo digital

29 outubro, 2022

O segundo encontro arquidiocesano da Pascom foi realizado na tarde deste sábado (29), no auditório do Centro Católico de Estudos, na Praia do Suá, em Vitória. Promovido pelo Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória o momento teve como tema: “O poder de uma imagem na comunicação” com palestra de Alessandro Gomes, especialista em vídeos há 28 anos e uma oficina ao vivo de como usar o aplicativo de edição de vídeos Capcut.

Padre Anderson Gomes, Vigário Episcopal para a Comunicação, começou o encontro fazendo uma oração inicial e explicou que o objetivo do Vicariato é colocar a Arquidiocese de Vitória dentro do mundo digital e para isso é fundamental ter o apoio da Pascom para levar este mundo híbrido para dentro das paróquias e comunidades.

“Nosso primeiro passo foi levar a catequese da nossa Igreja para o mundo digital. E o primeiro passo que começamos foi com a catequese. Nos reunimos com padre Tarcio com objetivo de levar conteúdo da catequese. Estamos construindo um estúdio de gravação aqui no Cecates, nos melhores moldes possíveis para gravação. Tudo que for possível para que nós possamos produzir vídeos, para que a gente possa levar a Igreja para o mundo digital. Nós vemos aí os podcasts que estão em voga, as redes sociais estão mudando muito, queremos evoluir ainda mais na comunicação da Igreja”.

O sacerdote também afirmou que foi identificada essa necessidade de compartilhar conteúdo sobre vídeos com a pastoral da comunicação. “Nosso objetivo com o encontro esta tarde é mergulhar no mundo no vídeo, na forma de gravar, na forma de editar, para aperfeiçoarmos a técnica de digitalizar a nossa Igreja. Meus irmãos não temos como voltar mais, o mundo híbrido é realidade. Nós como Pascom temos que despertar o povo para a comunicação, estamos aqui para nos formar e ajudar da maneira que você poderá levar sua paróquia para o mundo digital”.

Durante a palestra, Alessandro Gomes contou sobre sua trajetória profissional para mostrar o avanço da tecnologia e como hoje as ferramentas comunicacionais evoluíram e são mais práticas, de fácil acesso a todos. Ele também fez uma reflexão sobre a importância de todos os agentes no processo comunicacional: “somos poucos no Vicariato, mas somos gigantes quando todos nos abraçamos para tornar a comunicação da Igreja melhor. Tudo é aprendizado e cada um tem uma história e escolheu a Pascom por algum motivo. O que você é no real e o que você tem sido no digital? Precisamos fazer uma reflexão sobre que ação estamos fazendo como Pascom para que a Igreja seja vista na sociedade”.

Em relação as ferramentas para ajudar na construção de uma imagem pessoal foi destacada a importância do ‘dress code’, ‘valores’ e foi feito o questionamento “Você tem cuidado da sua imagem?” Alessandro resumiu todo o conteúdo afirmando que primeiro cada um se comunica com seu corpo, depois com as ferramentas que cada pessoa tem como o olhar, o tom vocal, o gestual e a escrita. Representantes de diversas paróquias participaram deste encontro e destacaram a oportunidade de aprendizado. Veja a fala de alguns deles.

Claudia Patrícia – Comunidade São Miguel Arcanjo

Achei maravilhoso, foi muito bom, achei bem prático o fato dele mexer no aplicativo do CapCut junto com a gente. Foi o momento de aprendizagem muito grande, eu não conhecia o aplicativo, eu uso outros aplicativos mais esse para celular não conhecia. E isso vai facilitar muito a edição dos vídeos que fazemos na comunidade, no celular a gente vai conseguir resolver tudo, não precisa nem do computador mais.

Leonardo Torezani – Paróquia Santa Maria Goretti

Foi um encontro muito bom, muito produtivo, uma tarde muito proveitosa para toda Pascom da arquidiocese. Uma tarde de muito aprendizado sobre edição de vídeo, de história, do que é a Pascom e do que ser Pascom. Vamos aplicar na prática da nossa paróquia com nossos agentes.

Renann Siqueira – Representante da Pascom na Área Vila Velha

O encontro foi excelente e um ponto muito positivo foi a oficina, pois boa parte dos integrantes da Pascom aprenderam fazendo, e é importante que tenhamos mais momentos formativos para que possamos estar sempre atualizados quanto as novas ferramentas e plataformas disponíveis.

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 19 junho
quinta-feira 20 junho
sexta-feira 21 junho
segunda-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook