Pascom: programação do encontro em abril

20 abril, 2022

No próximo dia 30 de abril acontece o primeiro encontro presencial da Pascom da Arquidiocese de Vitória neste ano de 2022. A programação começa às 8h, às 8h15 será realizada uma palestra virtual com um convidado que mora fora do Brasil e terão momentos de oficina sobre produção de texto jornalístico e conteúdo para redes sociais – assuntos demandados pelos próprios agentes – além de um espaço para que os pasconeiros possam falar sobre suas realidades e apresentarem sugestões. O término está previsto para as 12h. No segundo semestre deste ano também está programado um novo encontro, dia 03 de setembro de 2022. Para participar é preciso se inscrever em um formulário clicando aqui.

O palestrante será o professor Elson Faxina que é pós-doutorando em Produção Audiovisual e Divulgação Científica pela Universidade Complutense de Madri (2022). Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos e Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Cinema, Rádio e Televisão. Ao ser perguntado sobre suas expectativas para este encontro, ele afirmou que vai apresentar suas reflexões, sugestões e inquietudes e gostaria que cada um dos presentes também trouxesse as suas.

“A Pastoral da Comunicação tem o desafio de comunicar e, ao mesmo tempo, contribuir na renovação de nossas práticas sociorreligiosas enquanto Igreja. Afinal, a mensagem de Cristo, centro único dos compromissos da nossa Igreja, é a mesma e jamais envelhecerá, mas as formas de comunicá-la e vivenciá-la precisam ser sempre recicladas, adaptadas à vida pessoal e social, que vem sofrendo profundas mudanças nas últimas décadas, em função das novas tecnologias. É sobre isso que vamos conversar neste nosso encontro: como a Pascom pode continuar contribuindo como Igreja para fazer chegar essa mensagem, que é palavra e prática social ao mesmo tempo, aos cristãos e àqueles que precisamos alcançar”, conclui Faxina.

À frente das oficinas estarão a jornalista e mestra em Comunicação e Territorialidades, Renata Rocha e Wild Broad, CEO da agência de Marketing Broad que cuida das redes sociais desta Arquidiocese. Para Renata que trabalha há 20 anos de trabalho na área do jornalismo, produzindo textos, contando histórias, trazendo informações diariamente este será um momento enriquecedor de conhecer todo o processo produtivo para tornar comum uma notícia de maneira que ela chegue com qualidade e alcance o entendimento de todos.

“O jornalismo é o instrumento que viabiliza o direito à informação e o jornalista é o profissional que torna isso possível.  De maneira muito pessoal, eu sempre edito um texto de forma clara e objetiva com o intuito de fazer o leitor ou o receptor compreender a mensagem.  A minha expectativa para este encontro da Pascom é poder levar um pouco desse olhar. De que nós, como agentes da Pastoral da Comunicação, estamos trabalhando como esse mensageiro ou esse intermediário, que precisa fazer o conhecimento chegar às pessoas de forma clara, objetiva e simples”.

Confira a programação completa:

Encontro Pascom 2022 – 1º semestre

08h – Abertura

8h15 – Palestra virtual: “Igreja no pós-pandemia – Como fica a comunicação? ”. Convidado: Elson Faxina – Pós-doutorando em Produção Audiovisual e Divulgação Científica pela Universidade Complutense de Madri (2022). Doutor em Ciências da Comunicação.

9h – Perguntas

9h30 – Intervalo

10h – Oficina de produção de texto – Com Renata Rocha

10h50 – Oficina para Redes Sociais – Com Wild Broad

11h30 – Fila do Povo

12h – Encerramento

 

Currículos dos convidados:

Elson Faxina –  Pós-doutorando em Produção Audiovisual e Divulgação Científica pela Universidade Complutense de Madri (2022). Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2012). Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Cinema, Rádio e Televisão, pela ECA/USP (2001). Graduado em Comunicação Social – Habilitação Polivalente, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Atualmente é professor de Comunicação da Universidade Federal do Paraná – UFPR; coordenador do grupo de pesquisa Narrativas Audiovisuais e Cidadania: o desafio da comunicação referente aos movimentos sociais; membro da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da UFPR; membro do grupo de extensão Planejamento Territorial e Assessoria Popular – Plantear/Comunicação. Foi Assessor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba (1979-1986), Diretor de Jornalismo da Rádio Clube Paranaense (1979-1983), Assessor de Comunicação da Fundação Educacional do Estado do Paraná ? Fundepar (1983-1987), Professor de comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1986-1987 e 1990-1995), Secretário executivo de Signis América Latina e Caribe ? Quito/Equador (1987-1990), Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (1991-1994), Diretor de programas jornalísticos da Rádio e Televisão Educativa do Estado do Paraná ? RTVE/PR (1992-1994 e 2001-2011), Assessor de Comunicação da Coordenadoria de Saúde Materno-Infantil do Ministério da Saúde – Brasília (1994), Coordenador nacional de comunicação da Pastoral da Criança/CNBB (1994-2002), Diretor de Formação e Assuntos Profissionais da Federação Nacional dos Jornalistas ? FENAJ (1995-1998), Professor de comunicação da Universidade Positivo (2002-2009), Professor de comunicação da UFPR (2009 – atual), Coordenador de comunicação da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (2011-2015), Coordenador de comunicação do Instituto Social do Mercosul (2015-2016). No ensino de comunicação atua principalmente e disciplinas como Teorias e pesquisa em comunicação; Produções sonoras e audiovisuais em jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda e Comunicação e cidadania. Tem experiências também na direção e produção de documentários audiovisuais, programas de debates, entrevistas e musicais para TV, planejamento em comunicação e mobilização social, além de atuação e temas referentes a Estado, movimentos sociais, cidadania e divulgação científica.

Renata Rocha – é Jornalista, Assessora de Imprensa e Podcaster. Tem 20 anos de experiência na área da Comunicação. Já trabalhou na iniciativa privada e pública nas esferas municipal, estadual e federal. Foi professora universitária. É mestra em Comunicação e Territorialidades, pela Ufes. Atualmente, comanda sua própria empresa de comunicação com foco em produção de áudio e edição de textos. Também é autora do podcast Ping Pong. Um programa de entrevistas que traz à tona reflexões acerca do universo da Educação e Inclusão e é veiculado nas principais plataformas digitais de áudio no país.

Wild Broad Rizzo Silva – CEO do Grupo Broad – Agência de Publicidade e Propaganda, Diretor de Marketing do Evento Extreme Rock Brasil (evento internacional de crossfit).

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook