Estão abertas as inscrições para o curso de formação de novos agentes para atuação na Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória. O curso acontecerá no dia 26 de junho de 2022, no Centro de Formação Dom João Batista da Mota (Ponta Formosa), na Praia do Canto, em Vitória.
O momento será de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela pastoral, a realidade do encarceramento no Estado, o fundamento bíblico e a necessidade de ação da igreja em prol dos direitos humanos.
Para ser um voluntário do trabalho realizado é necessário passar por essa formação e há uma grande carência de novos agentes dispostos a atuar. Segundo o coordenador Pe. Vitor Cesar Zille Noronha, existem 20 Unidades Prisionais no território Arquidiocesano e seis não são assistidas pela Pastoral Carcerária pela falta de pessoas.
A importância da atenção dada aos irmãos que se encontram encarcerados é enorme, já que, além das visitas, são realizadas também as missas, encontros, a catequese, além da defesa em casos de violências e um apoio extensivo às famílias.
E, ainda, uma preocupação em colaborar para remição de pena, dentro do que a legislação já prevê – trabalho, estudo e leitura de livros. A partir disso ele pode diminuir sua pena e se reinserir.
Critérios
Além de sentir o chamado, a pessoa que se interessa deve cumprir alguns critérios.
- Ser maior de 18 anos
- Não ter familiar preso na unidade visitada
- Ser católico de fé madura e desejar servir e amar Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do irmão encarcerado, sem julgamentos
Conteúdo do curso
O participante vai receber um panorama sobre a realidade carcerária no Brasil e no Estado, refletir sobre o aumento do número de detentos e uma análise sobre o cárcere, para que todos tenham clareza sobre isso.
Há uma preocupação em capacitar os agentes para a abordagem e de como se portar no espaço do cárcere, buscando transmitir a presença de Deus ali.