Pastoral Carcerária vai formar novos agentes

10 maio, 2022

Estão abertas as inscrições para o curso de formação de novos agentes para atuação na Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória. O curso acontecerá no dia 26 de junho de 2022, no Centro de Formação Dom João Batista da Mota (Ponta Formosa), na Praia do Canto, em Vitória.

Clique aqui para se inscrever

O momento será de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela pastoral, a realidade do encarceramento no Estado, o fundamento bíblico e a necessidade de ação da igreja em prol dos direitos humanos.

Para ser um voluntário do trabalho realizado é necessário passar por essa formação e há uma grande carência de novos agentes dispostos a atuar. Segundo o coordenador Pe. Vitor Cesar Zille Noronha, existem 20 Unidades Prisionais no território Arquidiocesano e seis não são assistidas pela Pastoral Carcerária pela falta de pessoas.

A importância da atenção dada aos irmãos que se encontram encarcerados é enorme, já que, além das visitas, são realizadas também as missas, encontros, a catequese, além da defesa em casos de violências e um apoio extensivo às famílias.

E, ainda, uma preocupação em colaborar para remição de pena, dentro do que a legislação já prevê – trabalho, estudo e leitura de livros. A partir disso ele pode diminuir sua pena e se reinserir.


Critérios

Além de sentir o chamado, a pessoa que se interessa deve cumprir alguns critérios.

  • Ser maior de 18 anos
  • Não ter familiar preso na unidade visitada
  • Ser católico de fé madura e desejar servir e amar Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do irmão encarcerado, sem julgamentos

 

Conteúdo do curso

O participante vai receber um panorama sobre a realidade carcerária no Brasil e no Estado, refletir sobre o aumento do número de detentos e uma análise sobre o cárcere, para que todos tenham clareza sobre isso.

Há uma preocupação em capacitar os agentes para a abordagem e de como se portar no espaço do cárcere, buscando transmitir a presença de Deus ali.


Inscrição

Clique aqui para se inscrever

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook