Acolhimento, acompanhamento e defesa dos direitos
Email: [email protected]
Presente no Espírito Santo desde 2008, a Pastoral da Aids busca auxiliar nos desafios que a epidemia da doença apresenta para a sociedade, o governo, a igreja e as famílias. O trabalho dos 32 agentes que hoje atuam em dez paróquias da Grande Vitória tem início na frente de prevenção a partir da disponibilização de informações à comunidade sobre como evitar a transmissão do vírus HIV.
Além de palestras e de campanhas, também são feitas ações comunitárias, como a testagem gratuita, sigilosa e voluntária do HIV, que é oferecida pelos agentes. Cientes das dificuldades psicossociais impostas pelo estigma da Aids, os agentes também são preparados para acolher e acompanhar os pacientes soropositivos, inclusive facilitando o acesso aos médicos e aos tratamentos gratuitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O trabalho da pastoral ainda envolve a articulação com outras pastorais para ampliar o alcance das informações sobre a doença; a participação nas discussões e na constituição de políticas públicas em torno do tema e a realização de visitas hospitalares e domiciliares.