Pastoral da Aids

Acolhimento, acompanhamento e defesa dos direitos

Email: [email protected]

Presente no Espírito Santo desde 2008, a Pastoral da Aids busca auxiliar nos desafios que a epidemia da doença apresenta para a sociedade, o governo, a igreja e as famílias. O trabalho dos 32 agentes que hoje atuam em dez paróquias da Grande Vitória tem início na frente de prevenção a partir da disponibilização de informações à comunidade sobre como evitar a transmissão do vírus HIV. 

Além de palestras e de campanhas, também são feitas ações comunitárias, como a testagem gratuita, sigilosa e voluntária do HIV, que é oferecida pelos agentes. Cientes das dificuldades psicossociais impostas pelo estigma da Aids, os agentes também são preparados para acolher e acompanhar os pacientes soropositivos, inclusive facilitando o acesso aos médicos e aos tratamentos gratuitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O trabalho da pastoral ainda envolve a articulação com outras pastorais para ampliar o alcance das informações sobre a doença; a participação nas discussões e na constituição de políticas públicas em torno do tema e a realização de visitas hospitalares e domiciliares.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
domingo 18 abril
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quarta-feira 28 abril
Nenhum evento encontrado!