Pastoral da Sobriedade: Promoção e defesa da dignidade da pessoa e da família
Coordenador Arquidiocesano:
Rosana
Com o objetivo de tratar a dependência química através da evangelização e do amor, a Pastoral da Sobriedade surgiu em 2005 a partir da formação de um Grupo de Auto Ajuda na Paróquia Ressurreição, no bairro Goiabeiras, em Vitória. Quinze anos depois, a pastoral já conta com a participação de 50 agentes, que atuam em sete paróquias distribuídas não só na Capital, como também nos municípios de Vila Velha, Serra, Viana, Cariacica e Santa Maria de Jetibá.
Promover a dignidade do dependente químico e de sua família e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária são os principais objetivos dessa pastoral, que atua desde o campo da prevenção do uso das drogas até o da recuperação e o da reinserção social.
O foco dos grupos de auto ajuda é trabalhar para a sobriedade da pessoa através da Terapia do Amor, que é vivenciada em 12 passos: Admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar, vigiar, servir, celebrar e festejar. Tratam-se de reuniões cíclicas e ininterruptas, que seguem um calendário nacional.