Reconhecimento dos sinais de Deus presentes na história do próximo
Coordenador arquidiocesano:
Júlio César Pagotto
E-mail: j[email protected]
A Pastoral do Povo de Rua surgiu oficialmente em 2015 como uma forma de reunir e potencializar as ações já realizadas por grupos católicos junto à população em situação de rua. Seu objetivo é buscar uma aproximação com essas pessoas para estabelecer um vínculo de confiança e de fraternidade, auxiliando em eventuais necessidades, mas sempre respeitando os direitos e a individualidade de cada um.
Atualmente, 100 agentes fazem parte da Pastoral, que atua em seis paróquias dos municípios da Serra, Vitória, Guarapari e Vila Velha. Cerca de 200 pessoas em situação de rua – em sua maioria homens, negros, entre 20 e 60 anos, com baixa escolaridade e alguma dependência química – são atendidas semanalmente.
Entre as atividades estão a realização de encontros em espaços das igrejas para partilhar alimentos e fazer orações, a distribuição de alimentos nas ruas e praças, a realização de parcerias com casas terapêuticas para o tratamento da dependência química e o acompanhamento de políticas públicas voltadas para o tema.