Na primeira reunião de preparação da 24a. Marcha Pela Vida e Cidadania realizada no último dia 13/02 às 19h30 na Casa da Dona Anita esposa do Sr. Mauricio Amorim “in memoriam” (fundador da Pastoral Operária) estiveram reunidos os agentes da Pastoral Operária da Área Cariacica/Viana, os representantes dos movimentos sociais da Federação das Associações de Moradores de Cariacica – FAMOC, do Fórum de Mulheres de Cariacica e a assessoria da Deputada Estadual Iriny Lopes.
Na oportunidade, uma reflexão da conjuntura política, econômica e eclesial, trazendo os desafios e esperanças deste momento histórico e o que a partir da Marcha Pela Vida será motivação para denúncia e anúncio. Dentre os desafios, o genocídio dos povos Yanomamis, a política econômica que levou milhões de pessoas a pobreza, a retirada dos direitos trabalhistas e previdenciários, as divisões familiares e o aumento dos crimes de ódio e intolerância religiosa. No campo eclesial foram lembrados os martírios de Ir. Dorothy Stang, Padre Gabriel Maire, Ir. Cleusa, Paulo Vinha, Bruno e Dom Philips pela luta em defesa da vida dos povos e da terra, além da Campanha da Fraternidade que na quaresma nos convida a conversão e compaixão com os que sofrem com o flagelo da fome e denuncia o modelo de economia a serviço do capitalismo, regida pelos interesses do mercado, que extrai as riquezas da terra e que causa fome e sede e o olhar profético do Papa.
Diante desses desafios e sinais somos chamados pelo Papa Francisco à Fraternidade Universal e estimulados a lutar por Terra, Teto e Trabalho para todos.
Neste espírito, a Marcha Pela Vida e Cidadania realizada no dia 1°. De Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a partir das 8h, local a definir, é gesto concreto da reflexão da Fé e da Vida.
Na reunião foram definidas as comissões de infraestrutura, comunicação, mística e espiritualidade; que o grupo fará novos convites para ampliar a participação dos movimentos, Pastorais e Igrejas e por uma Ação entre Amigos tendo como prêmios: 01 Bicicleta, 01 Quadro Mosaico e brindes surpresas visando custear parte da infraestrutura do evento.
Para fins de mobilização e reflexão sobre a Marcha Pela Vida está proposta a Roda de Conversa com Trabalhadores e Trabalhadoras, prevista para o dia 18/03, de 14 às 17h – Local a definir com o tema: Justiça no Mundo do Trabalho com assessoria de Helder Gomes, economista.
Na próxima reunião agendada para 06/03 (segunda) a partir das 19h30 na Casa de Dona Anita à Rua Rui Barbosa, 10 – Campo Grande definirão o tema da Marcha o percurso e os detalhes da organização da Marcha Pela Vida e Cidadania.
Em vista da 25a. Marcha Pela Vida e Cidadania, em 2025, foi criada uma Comissão para elaboração de um livro que reúna a história das edições anteriores, seus personagens, fatos e fotos.
por Kátia Mariano, Pastoral Operária, colaborou: Sérgio Renato, Pascom – área pastoral Cariacica e Viana.