Luta por direitos e melhores condições de vida e dignidade
Coordenador arquidiocesano:
Coordenação colegiada
E-mail: [email protected]; [email protected]
A Pastoral Operária surgiu em 1975 no Espírito Santo em um contexto de forte êxodo rural e da consequente exploração da mão de obra trabalhadora pelas indústrias. Seu objetivo até os dias atuais é atuar na formação de cidadãos capazes de reconhecer e de lutar por seus direitos no mundo do trabalho, em busca de melhores condições de vida e de dignidade.
Atualmente atuando em quatro paróquias dos municípios de Cariacica e de Viana, a Pastoral está empenhada em contribuir na elaboração de uma nova cultura do trabalho e em fazer com que este tema se espalhe por toda a sociedade, especialmente na comunidade cristã.
Trabalhadores empregados e desempregados, aposentados, autônomos, diaristas cooperados rurais sem terra, sem teto e indígenas são acolhidos pela Pastoral Operária, abrangendo um público de cerca de 1300 pessoas. Os trabalhos incluem a realização de retiros espirituais, participação em reuniões e assembleias, visitas às paróquias, criação de mutirões para a construção de casas, articulação com movimentos sindicais e sociais e mobilizações para a discussão de assuntos, como as Reformas da Previdência e Trabalhista.