Penitência e oração na Quaresma de São Miguel

14 setembro, 2020

Todos os anos entre os dias 15 de agosto – dia da festa da Assunção de Nossa Senhora – e 29 de setembro – Solenidade dos Santos Arcanjos – acontece a Quaresma de São Miguel, um período de 40 dias de oração e penitência (excluindo os domingos), lembrado como uma época de combate. São Miguel é conhecido como o anjo poderoso, vencedor das batalhas espirituais e seu nome significa “Quem como Deus?”, mostrando a humildade diante do poder do Senhor.  

Padre Hadeleon Santana, pároco da paróquia Virgem Maria, em Itacibá, faz a quaresma de São Miguel há 21 anos, desde o seu primeiro ano do Seminário. Ele conta que a devoção ao santo surgiu ainda na Idade Média, quando São Francisco de Assis sentiu a necessidade de se penitenciar além dos fortes momentos litúrgicos de Quaresma que a Igreja proporciona: o de preparação para a Páscoa e o do advento que prepara para o Natal.   

A recomendação para vivenciar a Quaresma de São Miguel é oferecer uma penitência durante o período e preparar o ambiente de oração com uma imagem ou estampa de São Miguel Arcanjo e uma vela abençoada, simbolizando a presença de Cristo que é a luz do mundo. Padre Hadeleon conta que seu sacrifício durante a quaresma é acordar todos os dias durante a madrugada para rezar.   

“Desde que eu comecei a quaresma de São Miguel eu ofereço esse tempo de oração já como o meu tempo de sacrifício. Então eu comumente rezo a quaresma de São Miguel às 3 horas da manhã. É claro que você pode rezar ela a qualquer momento, mas para dar um sentido mais penitencial e de súplica a Deus pela minha conversão pessoal e pelas minhas intenções particulares eu costumo rezar nesse horário. 

Cada dia mais popular e disseminada entre as pessoas, o sacerdote destaca que a quaresma de São Miguel não é uma espécie de “mágica”, de oração em que alguma coisa muito grande vai acontecer. É um tempo para a conversão dos fiéis e para adquirir “a virtude da humildade para poder levar com ousadia e resiliência o tempo de combate que vivemos nessa terra”.

A jornalista Renata Rocha também é devota de São Miguel e durante a quaresma ela prepara o ambiente de oração na sala de sua casa. Entre as penitências, ela se propõe a cada dia uma atitude como não julgar as pessoas, buscar fazer uma obra de caridade e ter paciência. Ela afirma que sempre colhe muitas graças nesse tempo de oração e se sente profundamente conectada com Deus.

“Para mim a Quaresma de São Miguel é uma oração muito forte e nesse tempo de pandemia se torna um grande apoio e alimento para minha vida espiritual. Eu já deixei o meu altar com a vela e a imagem em um cantinho da minha casa e no início das noites eu faço minhas orações.  Tem sido um grande sustento para mim”.  

Além de padres, artistas católicos também participam da Quaresma de São Miguel todos os anos e fazem transmissões para que as pessoas possam acompanhar de qualquer lugar do mundo. É o caso da cantora Eliana Ribeiro que transmite pelo seu canal do Youtube os 40 dias de oração e é onde Olívia Pasolini acompanha. O momento que ela se dedica a rezar é quando a filha Rafaela de 2 anos dorme à noite.

“Viver a quaresma é muito bom porque de certa forma você fica mais orante durante os dias. Minha devoção surgiu porque eu gosto muito de anjos da guarda, sei que os anjos são nossos protetores e São Miguel Arcanjo é nosso defensor nos combates, na luta contra o mal. Então ele está conosco o tempo todo e leva nossa oração a Deus”.

Faltam pouco mais de 10 dias para que o período oficial da Quaresma de São Miguel acabe neste ano, mas padre Hadeleon reforça que ela pode ser iniciada a qualquer tempo. O devocional é muito simples e dura cerca de 10 minutos: sempre começa com o sinal da cruz e segue a seguinte ordem: oração de São Miguel; ladainha de São Miguel; reza de três pai nossos em saudação aos arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel e oração de consagração à São Miguel acompanhado da oração de Nossa Senhora dos Anjos.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por