Plenária Pré-Grito traz educação e economia como temas

5 agosto, 2020

Economia e Educação estão no centro das reflexões para melhorar a vida da maioria da população pobre e excluída. Por isso, os temas vão nortear as discussões da Plenária Pré-Grito, marcada para esta sexta-feira (7), a partir das 19h. A transmissão será ao vivo pelo Youtube da Arquidiocese de Vitória (ArquiVitoria).

Para falar sobre Economia, o convidado é o professor doutor Rafael Moraes. Ele é professor de Economia da Ufes, Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e membro do Grupo de Conjuntura da Ufes.

Já o tema da Educação será abordado por Dom João Justino. Arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).

O Pré-Grito, segundo os organizadores, é uma forma criativa de mobilizar e animar a militância dos diversos grupos, entidades, igrejas, pastorais e movimentos sociais a refletirem sobre o atual momento que vivemos no Brasil e no mundo, denunciando as estruturas opressoras e excludentes e as injustiças cometidas pelo sistema capitalista.

Inspirações importantes vêm de dois processos iniciados pelo Papa Francisco: o “Pacto Educativo Global” e a “Economia de Francisco”. Ambos pretendem tirar o capital do centro da economia e do modelo educacional, colocando no centro o ser humano, especialmente os pobres.

O evento é uma preparação para a 26ª edição do Grito dos Excluídos, realizado em 7 de setembro, em vários locais do Brasil. A realização é do Fórum Igreja e Sociedade em Ação, Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores, Comitê Popular de Proteção dos Direitos Humanos no Contexto da Covid-19 e Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória.

Vida em primeiro lugar

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular que ocorre desde 1995, sempre no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, e denuncia a exclusão de determinados grupos da sociedade além de propor caminhos para a inclusão. Este ano, a 26ª edição tem como lema “Vida em primeiro lugar”.

A manifestação também reflete sobre a forma como se explora as riquezas naturais gerando um desequilíbrio ambiental grave no mundo que ameaça a vida de todos os seres vivos do planeta.

Este ano, em consonância com a 6ª Semana Social Brasileira, o Grito agrega o tema “Terra, Teto, Trabalho e Participação”, que no período de 2020 a 2022 realizará mutirões de reflexão sobre atual conjuntura. Não existe democracia sem participação de todos setores da sociedade. É preciso defender esse direito, mas também é urgente construir uma educação para a participação popular.

SERVIÇO

Plenária Pré-grito

“Sextou por direitos”

Temas: Educação e Economia

Quando: 7 de agosto (sexta-feira), às 19h

Palestrantes

– Dom João Justino (CNBB)

– Professor Dr. Rafael Moraes (Ufes)

Plataforma: Zoom

Transmissão ao vivo: Youtube da Arquidiocese de Vitória (ArquiVitoria)

Mais informações: (27) 99816-7881

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 18 outubro
terça-feira 19 outubro
quarta-feira 20 outubro
segunda-feira 25 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por