Economia e Educação estão no centro das reflexões para melhorar a vida da maioria da população pobre e excluída. Por isso, os temas vão nortear as discussões da Plenária Pré-Grito, marcada para esta sexta-feira (7), a partir das 19h. A transmissão será ao vivo pelo Youtube da Arquidiocese de Vitória (ArquiVitoria).
Para falar sobre Economia, o convidado é o professor doutor Rafael Moraes. Ele é professor de Economia da Ufes, Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e membro do Grupo de Conjuntura da Ufes.
Já o tema da Educação será abordado por Dom João Justino. Arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).
O Pré-Grito, segundo os organizadores, é uma forma criativa de mobilizar e animar a militância dos diversos grupos, entidades, igrejas, pastorais e movimentos sociais a refletirem sobre o atual momento que vivemos no Brasil e no mundo, denunciando as estruturas opressoras e excludentes e as injustiças cometidas pelo sistema capitalista.
Inspirações importantes vêm de dois processos iniciados pelo Papa Francisco: o “Pacto Educativo Global” e a “Economia de Francisco”. Ambos pretendem tirar o capital do centro da economia e do modelo educacional, colocando no centro o ser humano, especialmente os pobres.
O evento é uma preparação para a 26ª edição do Grito dos Excluídos, realizado em 7 de setembro, em vários locais do Brasil. A realização é do Fórum Igreja e Sociedade em Ação, Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores, Comitê Popular de Proteção dos Direitos Humanos no Contexto da Covid-19 e Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória.
Vida em primeiro lugar
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular que ocorre desde 1995, sempre no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, e denuncia a exclusão de determinados grupos da sociedade além de propor caminhos para a inclusão. Este ano, a 26ª edição tem como lema “Vida em primeiro lugar”.
A manifestação também reflete sobre a forma como se explora as riquezas naturais gerando um desequilíbrio ambiental grave no mundo que ameaça a vida de todos os seres vivos do planeta.
Este ano, em consonância com a 6ª Semana Social Brasileira, o Grito agrega o tema “Terra, Teto, Trabalho e Participação”, que no período de 2020 a 2022 realizará mutirões de reflexão sobre atual conjuntura. Não existe democracia sem participação de todos setores da sociedade. É preciso defender esse direito, mas também é urgente construir uma educação para a participação popular.
SERVIÇO
Plenária Pré-grito
“Sextou por direitos”
Temas: Educação e Economia
Quando: 7 de agosto (sexta-feira), às 19h
Palestrantes
– Dom João Justino (CNBB)
– Professor Dr. Rafael Moraes (Ufes)
Plataforma: Zoom
Transmissão ao vivo: Youtube da Arquidiocese de Vitória (ArquiVitoria)
Mais informações: (27) 99816-7881