Podcast Vocacional: Chamados à família

9 agosto, 2023

Foi gravado na manhã desta terça-feira (09) o Podcast Vocacional sobre a vida em família. Este será o tema refletido pela Igreja na próxima semana, a partir do Dia dos Pais celebrado neste ano no domingo, dia 13 de agosto. Conduzido pelo Vigário Episcopal para a Comunicação, padre Anderson Gomes, o bate papo falou sobre a vida de um pai nos dias de hoje.

Os convidados foram Paulinho Sartoretto, representante comercial, casado com Mônica há 25 anos e pai de dois filhos Bianca e Giovanni; Renan Loyola, perito criminal da Polícia Civil e Diácono Permanente da Arquidiocese, casado com Rosilene há 21 anos, e pai de duas filhas Rafaela e Rihana e Daniel Mazzoni, Advogado Procurador do Estado, casado há 11 anos com Karla, pai de Bento e Luca. Durante a conversa os 3 homens contaram sobre como iniciaram a vida cristã, a integração à comunidade, a construção do matrimônio, da paternidade e a vida em família.

Sobre a experiência familiar na Igreja Paulinho afirmou que é muito gratificante. “A base que meus filhos têm não é só nossa, mas é do nosso círculo, nossa família, eles foram criados dentro da Igreja. Uma vez uma vizinha me disse: ‘mas vocês não saem da igreja e eu respondi porque você acha? Estamos lá porque é bom. Os meninos foram criados assim”.

A realidade de Renan como pai começou ainda na juventude. “Com 20 anos eu já era pai. Na verdade, quando Rafaela nasceu eu trabalhava numa fábrica de roupas, era meu primeiro emprego. Porque a vida de criança de periferia na minha época era terminar o segundo grau e começar a trabalhar. Não existia o alcance do nível superior. Nesse meio de campo uma pessoa que servia na comunidade, abriu meus olhos para fazer um cursinho. Então eu estudei, passei no vestibular da Ufes e no dia da minha matrícula saí da universidade e fui ao hospital pegar a minha filha no colo”.

Em outro momento diácono Renan destacou que os filhos são dons que Deus os deu. Daniel que é Procurador Geral apontou na conversa que como pai de dois filhos pequenos sua principal preocupação é de assumir compromissos adicionais. “Como eu trabalho, recebo ordinariamente convites para assumir funções e eu opto por dizer não, para poder não ficar tão ausente e fora de casa, em razão da família. Estamos aprendendo agora como é a esposa e o marido trabalharem e eu confesso que isso e uma preocupação. Porque a educação dos filhos começa em casa”.

Durante a conversa também surgiram assuntos relacionados à sexualidade após a chegada dos filhos, e os pais comentaram sobre as dificuldades encontradas no relacionamento com as mudanças familiares. “A maioria dos casamentos se desfaz nesse momento, porque deixamos de ver e reconhecer a pessoa que nos casamos devido ao cuidado com os filhos. Precisa ter muita maturidade para entender esse momento”, enfatizou Paulinho. Fique ligado e assista ao Podcast quando for lançado. A publicação será domingo (13), às 8h.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook