Por trás de uma pessoa idosa existe uma história

27 setembro, 2020

No mês de setembro, bem no início da primavera, somos convidados a refletir sobre a pessoa idosa. O idoso muitas vezes é desprezado, desrespeitado, até mesmo deixado de lado. Por detrás de uma pessoa idosa existe muita história, sabedoria e vida. Pensando nessas pessoas que muito já fizeram e já viveram foi dedicado uma semana para eles em todo o país. O período é celebrado anualmente na semana do dia 27 de setembro, Dia Nacional da Pessoa Idosa e segue até o dia 01 de outubro no Dia Internacional da Pessoa Idosa.

 

O número de idosos no Brasil vem crescendo rapidamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o idoso é toda pessoa acima de 60 anos. No Espírito Santo, o número de moradores idosos correspondia a 12,5% da população em 2012, passando a 14% em 2017. Havia 473 mil pessoas de 60 anos ou mais de idade no estado em 2012, aumentando para 561 mil pessoas em 2017. Ou seja, 88 mil idosos a mais, correspondendo a um crescimento de 18,6% em cinco anos. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida do idoso no Estado é a maior do país. Uma pessoa idosa de 65 anos em 2018 teria a expectativa de vida de 20,4 anos a maior do país.

 

Na Arquidiocese de Vitória foi estruturada em 2017 a Pastoral da Pessoa Idosa, para sintetizar os trabalhos de atenção ao idoso que já vinham sendo realizados em diferentes pastorais. Presente em 12 paróquias da Grande Vitória, tem como objetivo valorizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio de acompanhamento e visitas domiciliares.

 

“A Pastoral da Pessoa Idosa, nasceu em 2004 no ano internacional do idoso. Foi criado pela Dra. Zilda Arns Neumann, que numa conversa no aeroporto com o Dr. João Batista Lima Filho, demonstrou sua preocupação com os idosos que eram encontrados nas casas quando os agentes da Pastoral da Criança visitavam. O Doutor João também já trazia em seu coração uma vontade de fazer alguma coisa pelos idosos do país. Deste encontro, nasceu a ideia de um trabalho conjunto em prol das pessoas idosas. Já é uma pastoral que está presente em todos os Estados do Brasil, e aqui na Arquidiocese de Vitória estamos presente em algumas paróquias desde 2017.

Nesse período de pandemia, não estamos podendo realizar nossos trabalhos, assim aderimos a proposta do Papa Francisco: “ligue para uma pessoa idosa”. Estamos ligando, procurando contato diário, semanal, criando grupos de WhatsApp para aqueles que conseguem conversar e ligando para a família para saber a situação do idoso”, explica Adriana Nunes Oliveira Coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Idoso de Vitória.

A Pastoral da Pessoa Idosa leva afeto, informações sobre diretos e melhora na qualidade vida de mais de 170.000 pessoas idosas em todo Brasil. Aqui em Vitória são acompanhados mensalmente aproximadamente 700 idosos, que conta com 120 líderes comunitários, além de 12 coordenadores paroquiais

 

“Os idosos nas paróquias são acompanhados por duplas, cada paróquia divide seu grupo em duplas e a quantidade de idosos. Cada líder acompanha até 10 idosos, para que possa atender com qualidade e visitar mensalmente. Existe uma capacitação desses líderes para que eles possam saber visitar, como abordar as questões familiares, reconhece os problemas que cada família está passando, para que possa oferecer algumas soluções”, comenta Adriana.

Para receber a visita da Pastoral do Idoso é necessário procurar sua paróquia, pois a paróquia entrará em contato com a Pastoral onde será realizado um cadastro e a partir do momento que o idoso for cadastrado ele receberá o acompanhamento mensal.

O idoso é um sujeito de dignidade, precisa ser reconhecido como pessoa. Que a família nunca abandone seus idosos. Que os idosos possam viver sentimentos de gratidão para com o passado, alegria com o presente e muita esperança para com o futuro.

Saiba mais sobre a Pastoral da Pessoa Idosa: http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 16 junho
sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook