Posse de novo pároco em Vila Velha

21 fevereiro, 2022

Como um só corpo em Cristo, todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha – ES estiveram presentes na missa das 19h neste 7º Domingo do Tempo Comum (20/02), para a posse do novo Pároco Frei Vanderlei Neves, e apresentação da nova fraternidade do Divino Espírito Santo.

Em comunhão com toda a Igreja da Arquidiocese de Vitória, a celebração teve início fazendo memória da Padroeira do município de Vila Velha e da Paróquia, a Mãe do Rosário, que com a sua proteção materna nos abençoa. A imagem foi trazida por membros da Pastoral da Acolhida enquanto entoava-se o hino em honra à Padroeira.

O comentário inicial fora de acolhida e gratidão a todos os presentes, em especial as Comunidades, o prefeito municipal de Vila Velha (Arnaldinho Borgo), ministros, diáconos, presbíteros (de modo especial os frades do Convento da Penha, incluindo Frei Djalmo que fora o último pároco da Paróquia e agora é guardião da Casa da Virgem das Alegrias) e Padre Jorge Campos (vigário Geral da Arquidiocese).

Encontramo-nos neste dia especial para a Igreja e para cada um de nós, para também celebrarmos esta Eucaristia que se integra ao ato da tomada de posse do Pároco e Guardião da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Frei Vanderlei da Silva Neves.

O novo Pároco é natural de São Paulo (SP) onde nasceu no dia 20 de agosto de 1982. Com 39 anos, é filho de Maria do Socorro da Silva Neves e Valdecy Pereira Neves e irmão de Wagner.

Foi ordenado presbítero no dia 16 de dezembro de 2017 e escolheu como lema da sua Ordenação: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). Trabalhou como guardião, vigário paroquial e animador do Serviço de Animação Vocacional na Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim – Diocese de Chapecó.

Com alegria e entusiasmo acolhemos a nova Fraternidade Franciscana da Paróquia N.S. do Rosário, composta por Frei Vanderlei, Frei José Clemente, Frei Clarêncio e Frei Adriano. Juntos construiremos uma Igreja viva, missionária e solidária, anunciando com alegria o Evangelho da vida!

A liturgia, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Vitória, teve início com a leitura de provisão de pároco, feita pelo diácono Carlos, nomeando e acolhendo frei Vanderlei como novo pároco. Em seguida, Padre Jorge entregou a provisão nas mãos do frei Vanderlei, entregando também a de vigário ao frei José Clemente e acolheu a toda a fraternidade do Divino Espírito Santo, com uma salva de palmas.

Em sua homilia, o vigário geral saudou a todos e disse que é uma alegria nos encontramos na casa de Deus. Confira um trecho dela:

Na primeira leitura encontramos uma cena importantíssima. Os reis eram ungidos, recebiam uma missão nobre para com o povo. A bíblia não esconde o pecado dos reis. Não esconde o pecado de Davi, nem de Salomão. Davi tem a consciência que não poderia levantar a mão contra um ungido do Senhor, por isso ele não mata o seu inimigo.

Neste sentido vamos ao evangelho de hoje, de Lucas: amai os vossos inimigos, esse é o grande desafio. Muitos de nós não temos inimigos, mas indiferenças. E a bíblia nos exorta a ama-los. O primeiro a dar o exemplo é o próprio Deus na cruz. Ele olha para nós, para aqueles que estão crucificando, pedindo perdão e os inocentando.

O cristianismo é a religião da não violência. A pessoa que crê em Deus, não pode concordar com qualquer tipo de violência! Vivemos em uma sociedade violenta e por vezes somos tentados a combater violência com violência.

Hoje estamos dando posse ao pároco. Comunidade Paroquial é aquele que se reúne em torno a mesa da Eucaristia. Comunidade que busca viver a paz e a união. O pároco e seus colaboradores são os primeiros a serem os promotores da paz. Se queremos a paz no mundo, primeiro ela deve começar aqui na vida em comunidade. Em cada reunião em cada conselho. Não sejamos violentos uns com os outros. O Senhor nos convida a sermos bons, porque Ele é bom.

O salmo nos lembra que o Senhor é indulgente e favorável. A liturgia grita aos nossos ouvidos para que possamos escutar essa palavra, para que nos faça mensageiros da paz. Como rezava são Francisco, ‘Senhor fazei-me instrumento de vossa paz.’

Não sejamos homens terrestres, a segunda leitura fala que o homem terrestre é o da desobediência e da autossuficiência. Sejamos homens e mulheres espirituais. Sejamos uma comunidade, uma paróquia, onde possamos viver o amor fraterno, a misericórdia e a união.

Que o pároco possa se esforçar para que nesta paróquia os padres encontrem lugar e alento. Você não está sozinho, você tem sua Fraternidade, tem os padres e o bispo. Tenha um ótimo trabalho nessa paróquia.

Logo após a homilia, teve continuidade o rito de posse, quando o novo pároco fez seu juramento de fidelidade, a profissão de fé e a renovação das promessas sacerdotais, sendo interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue.

Em seguida, recebeu os símbolos, sinais do Ministério Sacerdotal, para bem desempenhar sua missão. Recebeu a estola que é símbolo da dignidade e autoridade sacerdotal.  Simboliza também a inocência necessária para o cumprimento do serviço sacerdotal e a veste de glória que o servo bom e fiel usará em recompensa pelos seus méritos. Como é usada sobre o pescoço, assemelha-se a um jugo, o suave jugo de nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, as obrigações do estado sacerdotal. A estola também simboliza as ovelhas que o Bom Pastor carrega sobre os ombros.

Recebeu os livros de registro dos Sacramentos e da Administração, de extrema importância pois carregam em suas páginas toda a vida sacramental e administrativa desta Paróquia. Todos os Batismos, Matrimônios, Crismas e outros Sacramentos realizados, bem como a administração da Paróquia. Ao receber estes livros, ele lembra que é responsável por administrar com zelo todos esses Sacramentos e Administração Paroquial.

O Pároco recebeu também as chaves da igreja, casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da igreja viva que deverá edificar. Estas foram entregues na porta do Santuário.

Após a comunhão, a ata de posse foi lida pelo Diácono Campelo e uma paroquiana deu boas vindas em nome das comunidades, reforçando que os freis não estão sozinhos, estamos todos juntos para servir.

Que São Francisco e Santa Clara sejam seus verdadeiros amigos. De maneira especial Nossa Senhora do Rosário e a Virgem da Penha, intercedam por vocês. Que o Espírito Santo conduza a sua missão. Estamos como ovelhas desejosos de ouvir a voz do pastor.

Em seguida, foi a vez de Frei Clarêncio Neotti dar suas palavras. Em primeiro lugar agradeceu a todos os presentes, por sustentar com apoio e presença essa equipe Franciscana que vai pastorear a paróquia, a mais antiga do estado e uma das mais velhas do Brasil.  Depois agradeceu a presença do Padre Jorge e pediu para que levasse ao bispo que vamos trabalhar muito bem.

O agora novo pároco, Frei Vanderlei, também agradeceu e saudou a todos. “Dentro da nossa espiritualidade Franciscana o que nos destaca é a Fraternidade. O frade perfeito é a soma de todos os dons e aptidões da fraternidade. E essa é a nossa forma de evangelizar. Se não conseguimos testemunhar a nossa vida comunitária, falhamos no nosso principal testemunho que é a fraternidade. É muito bom ver a Paróquia que ama os freis, quando alguém é amado quer retribuir esse amor.”

Ele também gradeceu ao frei Djalmo que muito atencioso, e caridoso explicou tudo sobre o dia a dia da Paróquia e a Frei Paulo César, que fez com que ele permanecesse no seminário. “Isso marca a minha vida, se eu estou como frade franciscano é por causa do senhor também!”

Em seguida, todos os presentes acolheram a fraternidade e o Vigário da Arquidiocese com flores e uma calorosa salva de palmas. A benção foi dada sob todos os presentes e os que acompanhavam a transmissão ao vivo de suas casas e assim teve início o serviço do novo pároco e da nova fraternidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Com informações do site da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 26 setembro
quinta-feira 29 setembro
sexta-feira 30 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook