1ª Reunião do Fórum das Pastorais Sociais é realizada em Vitória

23 dezembro, 2023

Paz e Bem, Caríssimos irmãos

O filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos (Mc 10, 45)

Vivenciando o contexto do Advento e a espera do Cristo Menino, o versículo acima exprime o sentido da missão para o qual Deus nos envia, fundamentando o ensinamento no dever dos discípulos de servir. Somos os Discípulos Missionários dos nossos tempos e precisamos ouvir a voz de Deus diretamente em nossos coracões, pois “Ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os no colo” (Is 40, 11). Desse modo, no último dia 20/12, ocorreu a primeira reunião do Fórum das Pastorais Sociais da área de Vitória. O encontro, que ocorreu de forma virtual, contou com a participação dos coordenadores das seguintes pastorais: Angélica (Pastoral da Pessoa Idosa); Ilizete e Noemita (Pastoral da Saúde); Wallace (Paz e Pão); Nete (Pastoral Missionária) e Gustavo (Articulador).

A reunião foi motivada após deliberação no último Conselho da Área Pastoral de Vitória, em reunião realizada em 28 de outubro, onde refletiu-se acerca do Fórum das Pastorais Sociais (que existe na Arquidiocese e foi sugerido organização por cada área pastoral). Na ocasião ficou a cargo do coordenador do movimento do Terço dos Homens, Gustavo de Oliveira, articular esse primeiro momento na Capital e dialogar com os pares.

Após as apresentaçãoes iniciais, os participantes debateram a importância de um Fórum que possa celebrar a Pastoral de Conjunto, bem como aprenderem e se apoiarem. Além disso, refletiram o cuidado para com o outro e a magnitude das Pastorais Sociais para o serviço cristão. Como deliberação foi marcado o primeiro evento, a ocorrer em 27/01/2024, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, de 08:30h às 11h, com a temática da Amizade Social, dentro do contexto da Campanha da Fraternidade 2024.

Para tal evento, cada pastoral social deve enviar pelo menos 05 agentes. Nesse dia também será escolhido a coordenação para o Fórum da Área de Vitória.

Nossa Senhora da Vitória, rogai por nós

 

Texto: Gustavo Oliveira

Edição: Paola Primo

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 28 abril
segunda-feira 29 abril
terça-feira 30 abril
quarta-feira 1 maio
quinta-feira 2 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook