Projeto Quarta Solidária

7 julho, 2021

O Projeto Quarta Solidária, que completou no último dia 05 de julho quatro anos de ações solidárias, é uma ação voluntária idealizada por membros da Igreja Católica da Comunidade Santa Luzia, da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, Cariacica. No projeto os voluntários se reúnem todas as quartas-feiras para preparar e distribuir refeições às pessoas que aguardam atendimento no P.A de Alto Laje, em Cariacica, e também a moradores em situação de rua da cidade.

O projeto surgiu no ano de 2017 onde a atual coordenadora senhora Joana conversava com sua neta Bianca sobre as noites muito frias que estavam ocorrendo naquele ano e juntas refletiram sobre como as pessoas em situação de rua estariam passando essas noites frias sem a proteção de uma casa, cobertores e uma comida quentinha.

Joana, que há muitos anos já pensava em fazer algo para ajudar as pessoas que necessitam, viu que aquele seria o momento ideal para iniciar uma ação ao qual foi chamada de Quarta Solidária. Ela compartilhou a ideia com outros membros da comunidade e também junto ao conselho da mesma, que prontamente apoiaram o projeto disponibilizando de imediato a cantina da igreja para a preparação das refeições como também a divulgação nas missas, celebrações e nas redes sociais da igreja.

No dia 05 de julho de 2017, foi realizada a primeira sopa do projeto, onde além da sopa foram distribuídas roupas e agasalhos para a população em situação de rua que se encontrava nas ruas do bairro Campo Grande e redondezas. O Projeto conta com a ajuda de voluntários que ajudam em todo o processo de arrecadação e busca das doações, preparação e distribuição das refeições.

A equipe coordenadora do Projeto Quarta Solidário juntamente com o Pe. Odésio Costa (grande incentivador e motivador para que o projeto continue suas ações e atual Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis), estudam novas possibilidades de crescimento, fortalecimento, desenvolvimento e estruturação das ações do Projeto Quarta Solidária a fim de melhor proporcionar um atendimento aos que necessitam.

Devido o aumento na demanda por refeições em decorrência da pandemia (cerca de 100 refeições distribuídas por dia de ação), atualmente o Projeto Quarta Solidária acontece as  terças-feiras e aos sábados, com início da preparação das refeições as 14h na cozinha da Comunidade Santa Luzia e a saída para a distribuição entre 19h e 19h30. A igreja Católica da Comunidade Santa Luzia está situada a Rua dos Milagres, s/nº, bairro São Francisco em Cariacica, atrás do Shopping Moxuara.

Contatos para informações, doações e parcerias: Joana (27) 99930-0675 ou Nice (27) 99854-8361.

Siga as redes sociais do projeto e conheça mais sobre as ações:

Instagram

Facebook

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por