Projeto social ajuda crianças através da música.

20 julho, 2022

O EMBRIÃO MISSIONÁRIO

O ano era 2015, o local “casa das Irmãs Missionárias de Cristo (IMC)”, em Flexal, Cariacica, a ideia: a “formação de coral”, e esta semente foi plantada em parceria das IMC com dois professores de música, que na época davam aulas no bairro. As Irmãs cederam a casa para as aulas e os paroquianos contribuíram simbolicamente para ajudar a custear os professores.

E assim nasceu o CORAL, composto por paroquianos, chamado de: Coral Nossa Senhora da Penha. Este, realizou apresentações em sua paróquia e também em outras paróquias, a duração das atividades do coral foram de um ano e mesmo com seu fim, aquela semente plantada não morreu, a coordenação do coral trocou de direcionamento e passou a abranger a várias comunidades da paróquia, com aulas de instrumentos musicais variados para crianças e adolescentes do bairro e adjacências.

Em Fevereiro de 2016, começou a oferta de oficinas de violão, flauta doce e percussão. O projeto com o mesmo público alvo, ganhou corpo, a semente estava germinada, com a ajuda de colaboradores parceiros da Alemanha, que custearam a aquisição de instrumentos e assumiram a remuneração dos professores, o projeto ganhou novo nome e foi chamado de Projeto Padre Moser, que funcionou de fevereiro de 2016 a dezembro de 2019, foram somados 4 anos letivos de aulas, com várias apresentações por toda grande Vitória e interior, locais como: Cariacica, Vila Velha, Domingos Martins e Vitória. Na Catedral Metropolitana, todos se emocionaram com as crianças e seus instrumentos.
Durante o seu período de existência foram assistidas mais de 80 crianças e adolescentes da comunidade e bairros vizinhos.

A AJUDA VEIO DE FORA

Com a transferência do domicílio das Irmãs Missionárias de Cristo (IMC) para outro estado, o projeto novamente deu uma parada para se adequar a realidade do momento, mas não demorou muito para ser renovado, desde o ano de 2020, um projeto semelhante ao Projeto Padre Moser vem sendo realizado com sucesso. No começo apenas na comunidade São José Operário, no bairro de Flexal 1, Cariacica, mas logo foi implantado um projeto com as crianças voltado para capacitá-las musicalmente, a fim de ter instrumentistas para assumirem as funções musicais nas Celebrações da palavra e Missas. Vale ressaltar o caráter de socialização, num bairro de violência crescente, é uma válvula de escape para essas crianças, com isso, foi surgindo o mesmo desejo em outras comunidades.

Hoje, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, existem aulas de música nas Igrejas de São José Operário e São Bernardo de Claraval (Flexal 1) , Nossa Senhora de Fátima e Cristo Rei (Flexal 2), com a intenção de formar músicos para atender as demandas de cada uma.

Sem as Irmãs Missionárias de Cristo ( IMC) na paróquia, a essência embrionária de um projeto agregador que unifica todas as comunidades, perdeu sua força, mas com homens de boa vontade, crianças e adolescentes que mesmo sem possuir instrumentos, (muitos fazem as aulas sem ter instrumentos próprios) tiram do projeto a esperança de um futuro melhor, sem a violência que assola a região.

 

 

OS FRUTOS COLHIDOS

Semente plantada no solo de Deus, é árvore que nasce, cresce e dá bons frutos. Durante a trajetória do projeto, seis alunos foram aprovados no processo de seleção do Projeto Vale Música e passaram a ser alunos da Estação Conhecimento no polo do município da Serra e mais duas alunas foram aprovadas no vestibular da Faculdade de Música do Espírito Santo.

Informações:

O projeto não possui apoio de instituições públicas nem privadas, é o povo ajudando o povo, quem quiser saber mais como funciona,
ligue para o coordenador Mafriedy Dutra no (27) 99531-6886, que também é WHATSAPP.

por, Sergio Renato, PASCOM – área pastoral Cariacica/Viana.

Anexos

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 11 agosto
sexta-feira 12 agosto
domingo 14 agosto
segunda-feira 15 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por