Psicólogas que atuam na Formação Sacerdotal da Arquidiocese de Vitória participam de Encontro Nacional de Atualização

26 setembro, 2023

A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB), realizou entre os dias 22 a 24 de setembro de 2023, em Guarulhos (SP), o Encontro Nacional de Atualização para Psicólogos e Psicólogas que colaboram com a formação sacerdotal na Igreja no Brasil. Estiveram presentes representando a arquidiocese de Vitória, as psicólogas Paula Jenaína Costa e Maria de Fátima Fachetti Matos, que atendem no Propedêutico Casa de Formação Bom Pastor e no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha, respectivamente.

O encontro aprofundou o tema: “Reflexões sobre as parafilias na formação humano-afetiva dos futuros presbíteros” e foi assessorado pelo padre Sérgio Lucas, mestre e doutor em Psicologia Clínica e membro da  arquidiocese de São Paulo. Participaram 120 psicólogos de 15 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  Representando o Leste 3, também estiveram presentes o Padre Edgar Rigone, Reitor da Casa de Formação Maria Mãe da Igreja, e psicólogos da diocese de Colatina, de Cachoeiro e de São Mateus.

Para Paula Costa, o encontro foi de grande aprendizado e atualizações. “Estarmos unidas a tantos profissionais que buscam fazer o melhor neste trabalho psicológico aos futuros presbíteros da Igreja, demonstra a seriedade com que esta questão está sendo tratada e o quanto é necessário aprendermos sempre mais”, destacou a psicóloga.

O referencial da OSIB,  o bispo de Parintins (AM), dom José Albuquerque de Araújo, ressaltou que o objetivo do encontro foi dialogar com os profissionais que ajudam as equipes dos formadores nos seminários numa área tão desafiadora que é a formação e sexualidade humana. “Os encontros anuais com psicólogos sempre trazem temáticas relevantes a serem levadas para as equipes de formação nos seminários brasileiros”, disse.

O que é a OSIB

A OSIB é um organismo da Igreja no Brasil que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros do nosso país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas Particulares e dos diferentes Institutos.  O referencial da OSIB é  o bispo de Parintins (AM), dom José Albuquerque de Araújo e o presidente do organismo é o padre Vagner João Pacheco de Moraes, membro do clero da diocese de Osasco (SP).

Psicólogos que atuam na formação de presbíteros do Leste 3

 

Texto: Paola Primo, com informações do site da CNBB

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook