Quaresma: Igreja propõe grande retiro

4 março, 2022

Na última Quarta-Feira de Cinzas, dia 02, a Igreja começou o período litúrgico da Quaresma, que é o momento em que os cristãos católicos se preparam para celebrar dignamente a Pascoa do Senhor. Padre Rodrigo Chagas, Coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Vitória e Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião – em entrevista na rádio América – afirmou que essa tradição vem do judaísmo: “Os judeus sempre que queriam fazer uma nova aliança com Deus eles se cobriam de cinzas para fazer um momento penitencial de recomeço. A Igreja nos propõe esse grande retiro que se chama Quaresma”.

O sacerdote também explicou o que é a confissão, muito falada e experimentada neste período quaresmal. Segundo ele é um sacramento importantíssimo, de reconciliação onde os fiéis voltam para o coração de Jesus, se abrindo para o Senhor: “Infelizmente temos um preconceito ou medo talvez de não ir até o sacerdote, muitas pessoas só procuram o sacerdote para se confessar ao fazer a Primeira Eucaristia e o Crisma e depois nunca mais voltam, mas isso é um erro. A Igreja pede que pelo menos uma vez por ano o cristão católico se confesse, vá até o sacerdote e aproveite o sacramento que a Igreja oferece. Abrir o coração para o Senhor é abrir suas dificuldades, suas feridas”, ressalta.

Uma dica para uma boa confissão que o padre Rodrigo dá é pegar os 10 mandamentos da Lei de Deus e ir analisando um por um, fazendo esse exame de consciência e o que não estiver seguindo está se afastando de Deus. Qualquer cristão batizado que esteja em comunhão com a igreja na idade da razão pode se confessar e ele afirma que a Igreja entende que isso acontece por volta dos 7, 8 ou 10 anos.

Outro ponto importante da conversa foi a explicação sobre jejum, caridade e oração que são as práticas quaresmais que foram destacadas na liturgia da Quarta-feira de Cinzas, em que a Igreja aponta aos fiéis que para fazer uma boa Quaresma e fazer um encontro com o Senhor tem que fazer essas três obras. “Jejum é para provar para o corpo que nossa alma é mais forte, caridade é se colocar à disposição do próximo e não apenas dar uma moedinha. Ás vezes a pessoa precisa de um carinho, abraço, uma atenção. A questão da oração é um diálogo e não um monólogo. Não é só você que fala com Deus, tem que deixar que Deus fale com você também sentindo sua presença no dia-a-dia, com um simples cantar de um passarinho, contato com a natureza…”

Você pode conferir essa entrevista completa logo abaixo. Padre Rodrigo ainda explica sobre o roxo como a cor da Quaresma, o que é a Via-Sacra e quais são as penitencias que as pessoas podem fazer durante os 40 dias. O bate papo aconteceu na estreia do novo quadro semanal da rádio América, chamado “Papo Cabeça”. Todas as quartas-feiras, às 16h15, uma entrevista será realizada sobre os temas pertinentes aos momentos que estamos vivendo. Rodrigo Moutinho é o locutor que conduz a conversa. Para sugerir temas é só entrar em contato pelo número (27) 99800-9110.

Ouça novamente a entrevista: 

Parte 1

Entrevista Papo Cabeça – Padre Rodrigo Chagas – Quaresma – Parte 1

Parte 2 

Entrevista Papo Cabeça – Padre Rodrigo Chagas – Quaresma – Parte 2

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 setembro
sexta-feira 30 setembro
sábado 1 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook