QUATRO ANOS SEM DOM SILVESTRE

16 fevereiro, 2023

No dia 16 de fevereiro, além de fazermos memória dos 65 anos de Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, lembramos também que faleceu D. Silvestre Luís Scandian, em 2019. O segundo Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo. Dom Silvestre chegou a Vitória em 1981, como Arcebispo Coadjutor de Dom João Batista da Mota e Albuquerque.

Com a morte de Dom João, em 28 de abril de 1984, ele assumiu o comando da Arquidiocese. Ele foi um dos idealizadores da Grande Avaliação, e que ficou conhecida como GRAVA. A Grande Avaliação mergulhou na realidade da nossa Igreja Particular centrado no modo próprio de ser Igreja da Arquidiocese de Vitória. D. Silvestre assumiu com seriedade a organização da nossa Igreja em pequenas comunidades, as CEB’s que vinham desde a década de 1960 e assumiu também a opção preferencial pelos pobres. Ele apoiou os movimentos populares, as pastorais sociais e grupos de direitos humanos.

Na década de 90, a violência e o crime organizado se instalaram nas instituições governamentais e na política, passando o Espírito Santo, a ser o 2º estado da federação, proporcionalmente, mais violento no Brasil. Diante desse quadro Dom Silvestre, juntamente Dr. Agesandro da Costa Pereira, Presidente da OAB e outros organismo da sociedade civil, se mobilizaram para fazer frente a problemática da violência. Essa mobilização culminou na criação do Fórum Reage Espírito Santo. Esse fórum mobilizou a sociedade capixaba contra o crime organizado e provocou uma atitude forte da Justiça no combate ao crime. D. Silvestre juntamente com outros membros do Fórum Reage Espírito Santo foram ameaçados de morte.

Em seus pronunciamentos públicos, como Festa da Penha, Abertura da Campanha da Fraternidade e Grito dos Excluídos era direto, simples e conciso ao mesmo tempo que era incisivo quando se tratava de Direitos Humanos e defesa da vida.

Pe. Manoel David Neto

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 25 setembro
terça-feira 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook