RCC tem novo Diretor Espiritual

27 dezembro, 2022

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Vitória tem um novo Diretor Espiritual a partir de 2023: Padre Hugo Pereira de Souza, que atualmente é administrador paroquial na paróquia de São Francisco de Assis, em Itapoã, Vila Velha. Nos últimos seis anos quem esteve à frente desta missão foi padre Kremerson Giestas Dias, Reitor do Santuário Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica e pároco da mesma paróquia.

O sacerdote conta que Dom Luiz Mancilha Vilela o nomeou em 2016 e o prazo é de dois anos, podendo ser estendido por mais dois anos no cargo. Porém Dom Luiz não quis mudar e quando Dom Dario Campos assumiu pediu que ele ficasse. “Agora eu fui pedir a Dom Dario, falei que gostaria de sair, pois esse não é um movimento meu e sim da Igreja. Então ele compreendeu que era bom fazer essa transição e apresentamos 3 nomes para ele, que escolheu o padre Hugo. Não que os outros não merecessem, mas a gente faz isso eu como diretor atual mais o conselho da Renovação, apresentamos 3 nomes ao Arcebispo que é livre pra escolher entre estes 3 nomes ou outro”.

Dessa forma a nomeação aconteceu e padre Kremerson se diz muito feliz por ter ficado durante este tempo como diretor espiritual, sinal de que deu certo. “O Bispo escolhe, o movimento escolhe e a gente faz a melhor maneira possível de atender as necessidades. A minha experiencia com a Renovação é maravilhosa. Foram seis anos de espiritualidade, seis anos de frutos, não tivemos grandes problemas neste período, mantivemos nossa base, nossa espiritualidade. O Vinde Vede aconteceu, a pandemia veio e nós não deixamos de fazer, é uma experiência riquíssima e eu fico muito grato a Deus por isso”, finaliza.

Já padre Hugo detalha que recebe este mandato com entusiasmo: “minha vocação é fruto da Comunidade em que eu estava inserido na Igreja Matriz de São Joao Batista, Cariacica Sede. Nesta comunidade havia o Grupo de Oração Vida Nova da RCC. Neste Grupo de Oração fui cultivando a Fé e a caminhada na comunidade.  Encaro esta missão, confiada pelo arcebispo, como um serviço de retribuição por todo o papel que a Renovação Carismática teve em minha formação inicial na vida cristã”.

Segundo o regimento da RCC o Diretor Espiritual deve ser um clérigo, nomeado pelo senhor Arcebispo Metropolitano de Vitória e nesta qualidade será membro nato da Assembleia Geral e do Conselho Arquidiocesano. E conforme explica Suely Batista da Silva, reeleita como presidente da RCC Arquidiocesana para o biênio 2023/2024, “na prática o diretor nos orienta e aconselha em questões eclesiais, nos ajuda à Luz do Espírito em questões que fogem nosso entendimento ou que temos alguma dúvida e responde por nós junto ao senhor Arcebispo”.

Quem é Pe. Hugo Pereira de Souza?

Histórico

Padre Hugo Pereira de Souza nasceu em 29/07/1983 na cidade de Vitória-ES, mas viveu os 18 primeiros anos de sua vida em Cariacica, cidade vizinha à capital capixaba.

Aos 19 anos, em 2003, ingressou no Seminário Propedêutico em Taubaté-SP da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. De 2004 a 2005 fez os estudos filosóficos na cidade de Brusque-SC e depois seguiu para Terra Boa onde fez o postulantado. Em 2007 fez o noviciado na cidade de Barretos-SP e fez a sua primeira profissão religiosa em 04/04/2008.

Após sua profissão religiosa trabalhou como frater na paróquia São José em Juara-MT de 2008 a 2009.

Em 2010 se dirigiu a Taubaté onde cursou por quatro anos as disciplinas de Teologia.

Realizou sua profissão perpétua e diaconato nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2013 em Taubaté. Em 04 de janeiro de 2014 foi ordenado presbítero (padre) na cidade de Cariacica-ES junto aos seus familiares, conterrâneos e amigos. Teve como tema de ordenação: “Em obediência à Tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5) em resposta ao “Duc in Altum” pedido pelo Senhor Jesus Cristo.

Nos anos de 2014 e 2015 exerceu o seu ministério sacerdotal na cidade de Juara-MT. Em 2016 e 2017 exerceu o ministério na Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Vila Maria/SP.

Na Arquidiocese de Vitória, trabalhou nas paróquias de São Francisco de Assis (Jd. da Penha), Santo André Apóstolo (Serra) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Praia da Costa).

Desde 5/01/2021 atua como administrador paroquial na paróquia de São Francisco de Assis de Itapoã.

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
sábado 27 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook