Reabertura da Igreja do Rosário no Centro de Vitória

11 junho, 2024

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Vitória, reabre para o público na próxima quinta-feira, 13 de junho de 2024. No espaço, além de visitas guiadas, o projeto prevê celebrações religiosas, oficinas de música e criação de um inventário participativo (O inventário participativo consiste no recolhimento de depoimentos de pessoas que de algum modo participaram e participam da História da Igreja, da Irmandade e da Devoção de São Benedito, esse depoimentos , bem como imagens, relatos, histórias, serão registrados para compor um inventário, de memórias, um inventário vivo e dinâmico, constituído por aqueles que fizeram e ainda fazem a história acontecer e continuar).

A visitação acontecerá de quarta a sábado. De quarta a sexta-feira de 13h às 17h e sábado de 9h às 13h. As inscrições para oficinas de música poderão ser feitas na própria igreja nos horários em que estará aberta ao público.

A reabertura acontece às 16h no dia 13 de junho com uma cerimônia e apresentação musical da Philarmônica Rosariense na Escadaria do Rosário, 35, Centro de Vitória/ES – CEP. 29.016-100

Registrada no Livro de Tombo Histórico, do IPHAN, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, possui um monumento de inquestionável valor histórico, arquitetônico, artístico e paisagístico, sendo estes valores reconhecidos pelo tombamento em nível federal. Foi edificada em terreno localizado no morro do Pernambuco, com sua fachada principal acessada por uma escadaria voltada para o mar. A Igreja do Rosário teve sua construção iniciada em 1765 e sua estrutura principal foi erguida em apenas dois anos, a partir da mão-de-obra negra. Sua fachada colonial com frontão barroco, ainda mantém suas características originais, inclusive um cemitério em um de seus corredores. Também foi construída, no terreno junto à Igreja, uma Casa de Leilão que tinha o nobre exercício de arrecadar verbas para comprar alforrias de irmãos ainda cativos.

A Arquiconfraria Irmandade de São Benedito do Rosário, sediada na Igreja do Rosário, localizada na Rua do Rosário, Centro de Vitória, é guardiã e responsável pela secular Igreja de Nossa Senhora dos Rosário dos Homens Pretos, patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tombada pelo IPHAN, e
construída em 1765.

Contatos para informações: Victor Nodari: 27 99707-1099

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 22 julho
terça-feira 23 julho
quarta-feira 24 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook