Os seminaristas do Regional Leste 3 vêm se dedicando, nos últimos meses, ao estudo do Conselho Missionário de Seminaristas.
O primeiro passo foi o diálogo com os representantes da dimensão missionária das quatro casas de formação presentes no Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Vitória.
A partir dessa reunião, o diálogo se estendeu até os padres formadores dos seminários. Segundo o secretário nacional do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), Carlos Daniel de Souza Martins, da Diocese de Colatina, os representantes da dimensão missionária de cada diocese buscaram os formadores para apresentar a proposta de articulação e estruturação do Conselho Missionário. “Também apresentamos o regimento e o Plano Trienal de Ação do Comise”, informou.
Seminários articulam encontros
Em maio, o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha promoveu um encontro justamente para apresentar o regimento interno do Comise a todos os seminaristas. “A intenção é fazer com que os seminaristas tenham conhecimento do Comise e possam organizar, em sua própria casa de formação, o Conselho Missionário, visando à fortificação da dimensão missionária na formação presbiteral”, explicou Carlos Daniel.
O Seminário Maria Mãe da Igreja, da Diocese de Colatina, incentivado por seu reitor e orientador de pastoral, também promoveram um bate-papo, que aconteceu na última quinta-feira (9/6) sobre o mesmo assunto. O grupo elegeu o seminarista Geisilan Barbosa dos Santos como articulador para impulsionar as ações dentro do seminário de Colatina.
O processo vem sendo tão frutuoso que sete seminaristas se preparam para representar o Regional Leste 3 no 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que acontece em julho, em João Pessoa (PB).