Renovação Carismática Católica – RCC

31 agosto, 2020

A Igreja, ao longo de sua história, tem presenciado o surgimento de muitos despertares e movimentos de renovação que trazem à tona novamente, a vitalidade pentecostal da Igreja.

Os precursores da RCC no Brasil foram os padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty, na década de 70. Em geral, pois, pode-se dizer que os grupos de oração surgidos em inúmeras cidades do Brasil tiveram sua origem seja nas Experiências de Oração no Espírito Santo do Pe. Haroldo Rahm, SJ, seja nos retiros dados pelos padres Eduardo Dougherty, SJ e George Kosicki, CSB.

Segundo a coordenação da Renovação Carismática na Arquidiocese de Vitória, “o Vaticano II foi um verdadeiro Pentecostes como o mesmo João XXIII havia desejado e ardentemente pedido e, embora a dimensão carismática jamais deixasse de existir na realidade e na consciência eclesial, sobretudo na Lumen Gentium, em seu primeiro capítulo, o Vaticano II torna manifesta esta realidade não como algo secundário, mas como fundamental. Segundo este documento a Igreja é intrinsecamente carismática”.

Missão e Visão

A missão da RCC é “evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo” e a visão aponta para “tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado, difundindo a espiritualidade a cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração.

A RCC na Arquidiocese de Vitória

A base do movimento são os grupos de oração, ou seja, reuniões para louvor, adoração a Deus e pregações que acontecem nas comunidades.

Hoje existem cerca de 225 grupos de oração no Espírito Santo. Eles estão ligados a uma coordenação diocesana que é acompanhada pela RCC-ES. Já a coordenação do movimento no Estado é feita pelo Conselho da RCC-ES e todos os Estados são gerenciados por uma coordenação nacional, que é a RCCBRASIL. Ela age em unidade com o ICCRS (Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional).

Carismas

A coordenação da RCC na arquidiocese afirma que “os carismas são diversos (cf. 1Cor 12, 1.4-11), todos são dados pelo Espírito Santo para cada um e devem ser usados para edificação da comunidade. ‘Carismas são graças especiais que significam favor, dom gratuito, benefício; ordenam-se à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja, acham-se a serviço da caridade, edificando a Igreja’ (Catecismo da Igreja Católica nº2003)”.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 7 agosto
domingo 8 agosto
quarta-feira 11 agosto
quinta-feira 12 agosto
sábado 14 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por