Restauração do Santuário de São José de Anchieta

24 abril, 2021

A Paróquia de Nossa Senhora da Assunção localizada em Anchieta – ES, tem o privilégio de ter como matriz paroquial, o Santuário Nacional de São José de Anchieta. O Santuário faz parte do conjunto arquitetônico formado pela Igreja Nossa Senhora da Assunção, a antiga residência dos Jesuítas do século XVI, o grande pátio diante da igreja e a Cela, ou quarto, onde viveu e morreu São José de Anchieta.

A importância desse patrimônio histórico levou à necessidade de intervenção para revitalização e conservação. Então, desde junho de 2018, o Santuário passa por um processo de restauração e revitalização. A revitalização foi iniciada no Museu Nacional de São José de Anchieta, que está localizado na antiga residência dos Padres Jesuítas.

O andar superior, que era a clausura, foi adaptado para receber todo o acervo do Museu: livros, peças antigas, documentos da história de vida, obra e documentos relacionados com São José de Anchieta. Uma sala de pesquisa, onde tudo está digitalizado para facilitar a vida dos estudantes, historiadores e pesquisadores. Uma sala de Reserva Técnica, onde se encontram peças de arqueologia, documentos do processo de canonização e toda a história dos Jesuítas no Brasil, especialmente no Espírito Santo e toda a história da trajetória do Santo no Brasil e um acervo riquíssimo para pesquisadores e para a manutenção da memória histórica da evangelização em nosso país.

No andar térreo tudo está organizado para se conhecer a vida e história de São José de Anchieta: Painéis, telas acessíveis pelo toque, e expositores em alta tecnologia, transformando o museu em um Centro de Interatividade.
A Igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, teve seu piso rebaixado, excluindo os antigos degraus para evitar acidentes.

Adequação do espaço da fonte batismal, que é da época de Anchieta; adequação da mesa da palavra, valorizando a proclamação da palavra; adequação do altar e do presbitério para ampliar espaços e valorização da liturgia, nos moldes do Concílio Vaticano II, sem prejudicar o espaço litúrgico original da época da construção. Nos trabalhos de restauro do piso, foram encontrados enterramentos realizados desde o século XVI. Na nave central foram encontradas mais de 200 ossadas, e deixadas preservadas nos mesmos lugares.

Nas prospecções, das paredes e altares em madeira, foram detectadas sete camadas de pinturas. Sendo que, no Arco Cruzeiro foram encontrados afrescos do Sec. XVI. Um expert restaurador descobriu e restaurou os afrescos, mostrando toda a beleza do Arco Cruzeiro original.

Além disso, a sacristia ganha um piso eterno, granito rústico no lugar da frágil camada de cimento improvisada há pouco tempo. E, também, na sacristia foi instalado um mostrador para os objetos litúrgicos seculares que estão dispostos no Santuário. E, num lugar de destaque encontram-se as relíquias dos santos, da Santa Cruz e dos papas. Verdadeiras joias que estarão abertas à visitação.

Para completar a revitalização do Santuário, foi construída uma lanchonete panorâmica, com vistas para o mar e para o rio Benevente; além de uma loja com sanitários adequados para receber as centenas de peregrinos que visitam diariamente o santuário; e por fim uma sala com exposição dos milagres, realizados por São José de Anchieta (votos, fotos e relatos de milagres), enviados pelos devotos do Santo. A cidade de Anchieta é um precioso sítio arqueológico e seu marco zero é a Matriz e Santuário Nacional de São José de Anchieta, co-padroeiro do Brasil.

Nestes tempos de pandemia, nunca fechou suas portas, tornando-se um oásis de religiosidade, devoção e vivência da fé. Além disso, o Santuário está presente diariamente na casa dos fiéis e devotos, através da transmissão da Santa missa, da oração da manhã e do momento do Sagrado Coração de Jesus. Na TV Santuário de Anchieta (YouTube), está disponível um rico material de formação de catequistas, acólitos e ministros da eucaristia, além um Tour virtual pelo Santuário em dez capítulos, para que todos possam visitar, sem sair de Casa.

São José de Anchieta, poeta da Virgem Maria, apóstolo e padroeiro do Brasil, intercedei por nós hoje, para que esta pandemia tenha fim.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

domingo 5 dezembro
terça-feira 7 dezembro
quarta-feira 8 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por