Retiro anual do clero

2 julho, 2021

Os presbíteros da Arquidiocese de Vitória – ES, todos anos se reúnem para o retiro anual. Por conta da pandemia da Covid-19, o retiro deste ano acontecerá por Áreas Pastorais, assim evitam-se aglomerações e é possível manter distanciamento e todos os cuidados necessários neste momento.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica, prevista pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º, é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e uma oportunidade para reforçar a unidade com a Igreja. É uma experiência de renovação para que os ministros ordenados se tornem sempre mais semelhantes a Jesus que reservava tempo para a ação evangelizadora, a oração e caridade. 

‘O retiro espiritual para nós é o momento onde somos convocados pelo arcebispo a retomar consciência da natureza do ser padre e a importância da direção espiritual. Não tem como fugir disso.  Temos necessidade de aprender  e retomar a direção espiritual através do retiro para também sabermos oferecer orientação aos outros quando nos pedem. É impossível oferecer ou dar aquilo que a gente não tem. Quando o sacerdote recebe a direção espiritual, de maneira especial no retiro, experimenta a unidade de vida com Cristo, que é o nosso sustento, e nos ajuda no exercício do ministério. Esta unidade de vida, segundo o Conselho orientou e a Igreja, através dos documentos e Ensinamentos, nos ensina, deve ser vivida com simplicidade pelos presbíteros, na sua realidade mais concreta, ou seja, na sua vida pastoral com seu povo, com os fiéis, seguindo sempre o exemplo de Cristo Bom Pastor. Também nós somos enviados, não para mérito de nós mesmos, mas para assim como Cristo, fazer a vontade de Deus que nos envia”, comenta pe. Alexandre Firmino Barbosa (pe Sandro), representante dos presbíteros da Área Pastoral de Vila Velha.

Um presbítero segundo o coração de Cristo é  servo de todos. Assim, o padre será sempre um dom para a comunidade à qual serve (Estudos da CNBB – 104, n. 177).

“O nosso ministério é imbuído da unidade de vida na comunhão com Cristo. Os dons e carismas de cada um devem ser vividos na estreita relação com nosso arcebispo, que é a figura visível da comunhão da Igreja, e em comunhão também com todos os presbíteros desta Igreja Particular, nossa arquidiocese, na qual formamos o presbitério”, relata Pe Sandro.

Neste ano, as Áreas Pastorais de Cariacica e Vila Velha, realizarão o retiro juntas, iniciando no dia 05 e encerrando no dia 09 de julho. Todos os presbíteros destas áreas estarão reunidos em oração durante cinco dias. Assim como as Áreas Pastorais de Cariacica / Viana e Vila Velha, as Áreas Pastorais Serrana e Benevente também realizarão o seu retiro juntas de 05 a 09 de julho, em Alfredo Chaves. Já a Área Pastoral de Vitória tem o retiro programado para 20 a 24 de setembro, dias que serão de oração e unidade de todos os padres dessa área. O retiro dos presbíteros da Área Pastoral Serra / Fundão acontecerá nos dias 23 a 25 de agosto.

Que todos os retiros, organizados por cada Área Pastoral, sejam uma experiência de renovação do ministério e de ação de graças pelo chamado que o Senhor fez a cada sacerdote desta arquidiocese. 

Convidamos a todos os fiéis católicos que rezem pelos padres e pelo bispo da arquidiocese de Vitória. Que a oração seja na intenção para que todos os padres acolhem e sejam acolhidos pelos fiéis, que exerçam sua paternidade espiritual sem distinções e renovem sua espiritualidade para ajudar tantos irmãos e irmãs que necessitam.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por