No último domingo (31.10), os ministros extraordinários da distribuição da sagrada comunhão, bem como os candidatos à recepção do ministério, estiveram em retiro em Iguape, Guarapari. Após uma série de encontros formativos que trataram da teoria e prática do referido ministério, os que se preparam para dar início ao seu serviço, bem como aqueles que farão a renovação, tiveram um dia inteiro para refletir sobre a importância do seu serviço à Deus na comunidade.
O dia foi marcado por pregações e momentos de reflexão pessoal, além de dinâmicas, cantos e oração. A primeira pregação teve como tema “Vida espiritual: intimidade com Deus e serviço” e foi ministrada pelo seminarista Jonatan; a segunda, feita pelo Pe. José Morais, “Maria, perfeita servidora do Senhor”; e, por fim, o Pe. Rafael tratou do tema “Eucaristia, maná descido do céu”.
O fio condutor de todas elas foi a necessidade de estar, buscar e servir a Deus de coração sincero e ir em direção àqueles que mais necessitam, sobretudo, os enfermos. Nesse sentido, percebeu-se a importância de momentos como esse para fortalecer a união entre os ministros e ressignificar as tantas contrariedades que se apresentam ao longo da caminhada.
Depois de pouco mais de um ano sem que eventos como esse pudessem ser realizados, fica evidente que é fundamental fazer a caminhada de fé unido à comunidade paroquial, para que todos sintam-se integrantes de uma mesma família.
Todas as aspirações, expectativas e desafios foram entregues ao fim do encontro na adoração ao Santíssimo Sacramento e na Santa Missa, celebrada pelo Pe. José Morais, que enfatizou aos futuros ministros, que se dediquem ao serviço do Senhor com todo amor e compromisso.
A recepção e renovação do ministério será feita na Missa das 10h30min na Igreja Matriz São Pedro, Muquiçaba, presidida pelo vigário geral, Pe. Jorge Campos Ramos.