Retomada da Escola Diaconal

13 julho, 2021

Após formar e preparar cinco turmas (2010, 2012, 2013, 2015 e 2017) de diáconos permanentes, um total de 71 diáconos (2 falecidos), e uma pausa no serviço da Escola Diaconal, a Arquidiocese de Vitória retoma o acompanhamento da caminhada vocacional para o diaconato permanente.

A vocação para o diaconato permanente tem sua origem no livro dos Atos dos Apóstolos quando os discípulos escolheram no seio da comunidade, sete homens “de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria” (At 6, 3), para a tarefa de “servir às mesas” para que eles (os discípulos) se dedicassem “à pregação da Palavra de Deus” (At 6, 2b).

A retomada da formação para os vocacionados ao ministério diaconal se dará em algumas etapas:

1ª indicação da comunidade representada pelo pároco e seus conselhos;

2ª o candidato será acompanhado por um corpo de formadores;

3º estudo de teologia na Escola Diaconal;

4º ordenação diaconal.

Pe. Márcio Ferreira de Souza é o Diretor da Escola Diaconal e, também, Assistente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos. Pe.  Roberto Francisco Natal é o diretor espiritual. Ainda compõem a Comissão, os diáconos permanentes Antônio Sérgio, Emanuel Duarte, Sandro Melo, Sérgio Rodrigues e Joacir Souza.

O prazo para a 1ª etapa, envio da indicação das paróquias, é 15 de agosto deste ano de 2021. As etapas seguintes serão divulgadas à medida em que o caminho se fizer.

Para pe. Márcio “o processo vocacional se dá pelo despertar no seio da comunidade Paroquial. Por isso, toda vocação ao diaconato permanente, necessariamente, deve passar pelo serviço na paróquia e em comunhão com o pároco e com os conselhos da paróquia, que indicam os candidatos ao discernimento vocacional”. Depois o papel do período de discernimento e preparação é “oferecer ao candidato o florescer vocacional no serviço diaconal na Igreja de Vitória”.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por