Reunião da Área Pastoral de Vila Velha

4 julho, 2022

Na tarde do último sábado (02), o Conselho Pastoral da Área Vila Velha se reuniu no Santuário do Divino Espírito Santo para reunião geral da área. O encontro contou com a participação de Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória.

Iniciado com um momento de oração, a reunião teve como objetivo principal o alinhamento das atividades das pastorais para o segundo semestre do ano corrente. Padre Abel de Andrade, coordenador da Área Pastoral e atual coordenador da Comissão de Ação Missionária da Arquidiocese, norteou a exposição das atividades previstas por cada pastoral e destacou a importância da mobilização de ações para contribuir com a animação pastoral neste novo contexto atual de evangelização.

Durante o encontro, o conselho da Área Pastoral contou com a presença de Dom Andherson. Padre Abel realizou uma breve apresentação da Área com informações relacionadas às paróquias, ao clero, as pastorais e movimentos. O bispo auxiliar teve a oportunidade de conhecer a coordenação de algumas equipes presentes, e aproveitou o momento para apresentar o “Plano de Pastoral 2020-2023”. Essa proposta tem como principal objetivo “EVANGELIZAR, no atual contexto da cultura urbana, tornando nossas Comunidades Eclesiais de Base cada vez mais em “casas” de portas abertas onde se partilham a Palavra e o Pão, num profundo sentido de serviço à vida plena e com renovado ardor missionário”.

ENTENDA O PLANO PASTORAL 2020-2023

Tendo como base o Plano de Pastoral 2020-2023 e buscando animar os fiéis na retomada das atividades pastorais neste tempo com menos restrições pela pandemia do covid-19, o bispo auxiliar de Vitória, dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, propôs e recebeu o apoio do Copav (Conselho de Pastoral da Arquidiocese de Vitória), um itinerário de oração de três meses, culminando com um grande encontro de Comunidades Eclesiais de Base.

A proposta partiu de uma análise da situação, compostas pelos seguintes aspectos a serem considerados:

– Pandemia (contexto amplo);

– Sínodo – 2021-2023;

– Distanciamento e esvaziamento dos Espaços Comunitários;

– Necessidade de “Reencantar” a participação, a presença e atuação nos “espaços sinodais”;

– Recuperar o Projeto Pastoral 2020-2023.

A proposta é simples e de cunho orante. Pretende atingir o objetivo sem criar novos momentos de reflexão ou reuniões. Após um período de divulgação da proposta que acontece nos meses de julho e agosto, inicia-se a leitura orante no mês de setembro, prolongando-se até novembro. Os momentos de encontro já agendados, seja qual for a pastoral, grupo de serviço ou movimento eclesial, começarão sempre com o seguinte esquema a ser ainda elaborado de forma mais detalhada e no formato adequado: leitura – meditação – contemplação – oração – missão.

A proposta tem como ponto de partida o objetivo do plano de pastoral, arrefecido pela pandemia, que nos propõe a comunidade com a imagem da “CASA”, os três meses de oração seguem a mesma direção: Setembro: Comunidade Casa da Acolhida e do Cuidado. Outubro: Comunidade Casa da Celebração da Fé e da Vida. Novembro: Comunidade Casa da Acolhida e do Cuidado, Casa da Celebração da Fé e da Vida ao Envio para a Missão.

Os roteiros para cada momento de oração serão enviados aos grupos e comunidades, mas fica o convite para rezarmos por esta iniciativa que busca reencantar nossa caminhada pastoral. [Fonte: aves.org]

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 11 agosto
sexta-feira 12 agosto
domingo 14 agosto
segunda-feira 15 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por