Reunião das Virgens Consagradas com Orientador Espiritual

20 outubro, 2020

Na manhã desta terça-feira, 20, aconteceu um encontro do orientador espiritual para Ordo Virginum da Arquidiocese de Vitória, padre Hadeleon Santana com as Virgens Consagradas. Na ocasião a reunião foi para dialogar sobre a caminhada da Ordo Virginum neste tempo na Igreja de Vitória e traçar ações para o grupo que vem atuando em diversas pastorais, movimentos e paróquias. No próximo dia 21 de novembro acontece um encontro de espiritualidade para o grupo com orientação do padre Hadeleon.

As virgens consagradas estão presentes em todos os Continentes, em numerosas Dioceses, e oferecem seu próprio testemunho de vida em todas os âmbitos da sociedade e da Igreja. Em 2016, durante o Ano da Vida Consagrada, uma estatística aproximada estimava a presença de mais de cinco mil virgens consagradas no mundo, em contínuo crescimento.

Sonia Maria Nascimento Freire, Od-Articuladora, virgem consagrada na Arquidiocese de Vitória, afirma que sua vocação é como o que ensina Santa Teresinha do Menino Jesus, “Como ela destaca que na Igreja serei o amor, assim também é nossa vocação. Não para questionar, mas para amar a Igreja”.  A Instrução sobre a Ordo virginum pretende responder aos pedidos que numerosos Bispos e virgens consagradas nestes últimos anos têm apresentado à Congregação para a Vida Consagrada sobre a vocação e o testemunho da Ordo virginum, a sua presença na Igreja universal, e – em particular – sobre a formação vocacional e discernimento.

 

O que é esta consagração?

 

As virgens consagradas são imagem da Igreja, esposa de Cristo. São mulheres que Consagradas pelo Bispo diocesano, contraem um vínculo particular com a Igreja, a cujo serviço se dedicam, mesmo permanecendo no mundo, sozinhas ou associadas e que conforme o Decreto da Santa Sé assumem a consagração como estado de vida e princípio de doação entregando-se às obras de penitência e de misericórdia, à atividade apostólica, à oração, conforme a condição e os carisma de cada uma.

 

Esta forma de consagração, Ordo Virginum foi  acolhida na Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, no ano de 1983, por iniciativa do seu então Arcebispo Dom Silvestre Luiz Scandian, que assumiu pessoalmente a orientação e formação das consagradas, contando também com os bispos auxiliares, à época, até o ano de 2004, quando assume o governo desta Igreja Particular o Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, que deu continuidade a ação pastoral, própria ao seu ministério, acolhendo, incentivando e promovendo esta forma de vida consagrada nesta Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, até os tempos atuais, com o atual arcebispo Frei D. Dario Campos que com seu zelo pastoral e ternura franciscana acolheu a indicação do Pe. Hadeleon Santana como o orientador espiritual.

Quer conhecer mais da vocação da Ordo Virginum (Virgens Consagradas)? :

 

(27) 99252 4558 – Sonia Maria Nascimento Freire Od-Articuladora

(27) 99899 4213 – Mitra Arquidiocesana

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook