Rito de imposição das cinzas em 2021

4 fevereiro, 2021

O Tempo Litúrgico da Quaresma, que se inicia em 17 de fevereiro neste ano de 2021, é marcado para os católicos pelo rito e tradição da Celebração de Imposição das Cinzas.

 

Devido à pandemia que nos obriga a distanciamento social entre outros cuidados como higiene das mãos e uso de máscara, o Vaticano (Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos), divulgou alterações para o rito da imposição das cinzas. A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reforçou em nota no site da Instituição, que os sacerdotes sigam as recomendações, pois “A situação de saúde causada pela crise pandêmica do coronavírus continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito litúrgico”.

 

Veja como será o rito de imposição das cinzas neste ano de 2021:

 

1. “Após abençoar as cinzas, em silêncio, e aspergi-las com água benta, o sacerdote se dirige aos presentes, recitando uma única vez a fórmula do Missal Romano: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembrai-vos de que sou pó, e para vos espanar deve voltar”.

 

2. Em seguida, em silêncio, limpará as mãos, colocará uma máscara no rosto, protegendo seu nariz e boca, e distribuirá as cinzas aos que forem até ele ou, se for o caso, irá até os fiéis, que permanecerão em seus lugares. Por fim, pegará as cinzas e as deixará cair na cabeça de cada um dos fiéis sem dizer absolutamente nada”.

 

Confira as orientações no site do Vaticano

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook