Obras e estreitamento da via na Avenida Carlos Lindenberg, chuva forte e vento poderiam ser razões para fazer da Romaria dos Homens de 2023 um momento de desânimo e desistência. Mas, não foi o que aconteceu. O brilho e o entusiasmo na chegada à Prainha só foram menores porque o som instalado na Prainha não pode ser ligado por conta do alagamento no local. A imagem de Nossa Senhora da Penha que acompanhou os romeiros desde a Catedral até à Prainha foi recebida pelo público no trio elétrico e o arcebispo, dom Dario Campos juntamente com o bispo auxiliar, dom Andherson Franklin e o guardião do Convento, frei Djalmo foram até ela e dali conduziram a Celebração de encerramento da Romaria.
Desde 22h30 os romeiros começaram a encher a Prainha e mesmo molhados ali permaneceram até à chegada da imagem. A celebração foi encurtada, mas os romeiros cantaram, rezaram e foram abençoados pelo Arcebispo, que em sua mensagem lembrou o pedido de Jesus aos discípulos para que fossem testemunhas da fé em todas as aparições que lhes fez após a Ressurreição.
Muitos romeiros cumpriram seus propósitos de fé e subiram até ao Convento da Penha para prestarem homenagens a Nossa Senhora, em sua casa, o Convento da Penha.