Sábado, 11 de setembro às 8h30

10 setembro, 2021

A Economia proposta pelo Papa Francisco é o tema do XIII Encontro de Diálogos Bispos e Empresários. O Encontro acontece no sábado, 11 de setembro de 2021, em formato virtual. Para participar basta fazer a inscrição no link clicando aqui. Leia mais sobre o Encontro na matéria publicada no site da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com tema: “Por que precisamos da Economia de Francisco?”, acontece neste sábado, 11 de setembro, o XIII Encontro de Diálogos Bispos e Empresários. O evento, que será pela primeira vez virtual, é promovido pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE UNIAPAC Brasil) – organismo vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

“Queremos difundir os conceitos apresentados pelo Papa Francisco em 2019 quando lançou a proposta de uma nova economia. Acreditamos que as provocações do Papa são relevantes, devem ser convertidas em ações pelos empreendedores católicos, pois podem trazer enormes benefícios para a sociedade, para o meio ambiente, para a própria empresa e para todos os que estão vinculados a ela. Para que isto seja possível, é preciso que no país reine um ambiente de paz, harmonia, que favoreça os investimentos, o crescimento econômico e social”, ressalta o engenheiro civil especialista em finanças e presidente da ADCE UNIAPAC Brasil, Sérgio Cavalieri.

Este ano, o encontro celebrará os 60 anos da ADCE UNIAPAC Brasil e 90 da fundação da UNIAPAC Internacional. Para Sérgio Cavalieri, esse evento, bienal, resultado da parceria entre a ADCE e CNBB, se tornou histórico pelas resoluções, entendimentos e projetos gerados, sempre a partir dos debates em torno da construção de propósitos em comum.

O presidente da ADCE UNIAPAC Brasil acentua que a ADCE e Uniapac são entidades pioneiras no Brasil e no mundo a trabalhar com o tema da responsabilidade social das empresas, promovendo a abordagem conceitual e prática do ensinamento social cristão.

“Esse trabalho é feito através da formação dos líderes empresariais nos princípios e valores do Evangelho e o estímulo para que tomem suas decisões e ações empresariais sempre pautados nestes valores. Isto faz com que as empresas sejam mais humanas, admiradas, competitivas, ambientalmente corretas, lucrativas e perenes”, disse Sérgio Cavalieri.

A abertura do XIII Encontro de Diálogos Bispos e Empresários será feita pelo arcebispo Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo; o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros e o engenheiro civil especialista em finanças e presidente da ADCE UNIAPAC Brasil, Sérgio Cavalieri.

Na programação ainda terão outros três painéis. Além da oportunidade de se enriquecer com as apresentações dos palestrantes, os participantes terão ainda momento de se manifestar e interagir em grupos de reflexão e vivência, o que representará uma experiência e dinâmica diferenciada. O presidente da ADCE UNIAPAC Brasil, ressalta que este encontro vai dar continuidade ao processo de diálogo, entendimento e aproximação entre duas instâncias importantes da sociedade, iniciado há mais de 30 anos atrás.

“Os sacerdotes, que dão orientação espiritual e cuidam da saúde da alma das pessoas, e os empresários que geram trabalho, produzem riqueza e bem estar material com suas atividades profissionais. É preciso que os empresários tenham a consciência da sua nobre vocação de servir e com sua atividade promover melhor qualidade de vida e a felicidade das pessoas. Os Bispos têm um papel relevante no acolhimento e na orientação dos empreendedores para que sejam fortalecidos na fé e consigam persistir neste caminho e neste propósito”, disse.

Programação:

1º painel: ‘Diálogos Bispos e Empresários: Pacto de Paz e Solidariedade pelo Brasil’, com o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente do Regional Oeste 1 da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa e a executiva e escritora, Grácia Fragalá. A mediação será da historiadora, professora da Fundação Getúlio Vargas e doutora em Sociologia das Organizações pela Universidade de Sophia, em Tóquio, Carmen Migueles.

2º painel: ‘Economia de Francisco na prática’, com o bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB e membro do Conselho Econômico da Conferência, dom Giovane Melo e o economista e presidente da ADCE Brasília, João Carlos de Almeida. A mediação é do executivo da área de gestão da sustentabilidade e presidente da ADCE Espírito Santo, Paulo Cezar Silva.

Painel Jovens Empresários: ‘Economia de Francisco: Educar novas gerações com sonhos’, com o assessor do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, mestre em História Cultural, Padre Danilo Pinto dos Santos e o advogado especialista em gestão de projetos e finanças, presidente da ADCE Jovem Brasil, Matheus Parreira Machado.

O XII Encontro de Diálogo Bispos e Empresários ocorreu em Guarulhos (SP), nos dias 24 e 25 de agosto de 2018 e teve como tema: “Igreja em saída – a vocação e o papel do líder empresarial:  Perspectivas à Luz do Ano Nacional do Laicato”. O encontro é uma parceria entre o Setor Cultura da CNBB e a ADCE Uniapac Brasil, conforme estabelecido no 22º Plano Pastoral do Secretariado Geral 2016 – 2019.

Para participar clique aqui no link de inscrição

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook