A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem início quando Cristo aparece a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, e lhe dá a missão de cultuar e fazer enriquecer o mundo com a sua mensagem salvadora.
A primeira sexta-feira de cada mês é dedicada ao Sagrado Coração e é celebrada em várias paróquias e comunidades pelo mundo afora. É uma devoção antiga e muito bonita, bem como é um tempo especial à Sagrada Eucaristia em atenção ao perdão de nossos pecados e os pecados do mundo inteiro. É um tempo para oferecer a totalidade do nosso ser, assim como Jesus nos pede todos os dias.
Aqui na Arquidiocese de Vitória são duas paróquias dedicadas a ele, uma está em Itaquari e pertence à Área Cariacica/Viana. Esta é a mais antiga e neste ano ela completou 60 anos de fundação. A outra paróquia dedicada ao Sagrado Coração de Jesus é mais jovem e fica localizada na cidade de Brejetuba, Área Pastoral Serrana, ela foi fundada em março de 1992 e antes pertencia a paróquia São Sebastião, de Afonso Cláudio.
Neste ano, nas duas paróquias, as comemorações ainda serão restritas. O fiéis poderão participar presencialmente, mas em número reduzido, contudo os devotos que não conseguirem ir à igreja poderão acompanhar pelas redes sociais.
Em Itaquari durante a semana houve missas em várias comunidades da paróquia em preparação para o dia de hoje, quando a festa será encerrada com a missa em honra ao padroeiro da paróquia. A celebração será às 20h e poderá ser acompanhada pelo Youtube (Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Itaquari) e pela rádio América 91.1.
Na paróquia de Brejetuba a missa de hoje será apenas presencial e acontecerá às 16h na Igreja Matriz.
Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!