Santo Antônio padroeiro de Vitória junto com Nossa Senhora da Vitória

12 junho, 2020

Santo António nasceu em Lisboa, Portugal em 15 de agosto de 1195, século XII, filho único de família nobre e rica. Dedicado aos estudos evangélicos frequentava a catedral de Lisboa para aprimorar seus conhecimentos sobre a pessoa de Jesus Cristo. Aos 15 anos, entrou para a confraria dos frades agostinianos. Primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em Coimbra o padre Antônio, conhece os freis franciscanos e entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o evangelho. Tornou-se franciscanos quando viu três missionários indo para o Marrocos com o desejo ardente de serem mártires. Tempos depois esses frades faleceram. Quando os restos mortais deles voltaram para Portugal, o fato despertou o desejo em Antônio de entrar para a ordem dos frades menores. Trocou o nome para Frei Antônio no século XIII. Em 1220, ingressou na ordem franciscana.

 

Em 13 de junho de 1231, após uma crise de saúde morreu a caminho de Pádua. Era um exímio pregador e grande conhecedor das sagradas escrituras. Já em vida era conhecido como santo, tanto que um ano depois foi canonizado.

 

A sua veneração foi trazida de Portugal para o Brasil, onde se enraizou rapidamente e também conquistou o coração do povo.

A história de Santo Antônio com a cidade de Vitória começou em 13 de junho de 1535, após explorar os arredores da ilha, os colonizadores descobriram uma grande ilha (atual ilha de Vitória), dando-lhe o nome de Ilha de Santo Antônio, em comemoração ao dia do santo católico.

 

Padre Roberto Camillato reitor do Santuário – Basílica de Santo Antônio, conta que Dom José Joaquim Gonçalves o quinto bispo da diocese do Espírito Santo, pediu ao papa Pio XII no ano de 1956 para declarar Nossa Senhora da Vitória e Santo Antônio como padroeiros simultâneos da cidade de Vitória. Assim ele o fez. Na década de 50 o papa Pio XII, declarou que vitória teria dois padroeiros. Com isso Dom Joaquim incumbiu os religiosos Pavonianos de construir o Santuário. Em 1956, começou a construção do Santuário que só terminou 20 anos depois.

 

Sua construção foi inspirada na arquitetura italiana renascentista da Igreja Nossa Senhora da Consolação, em Todi, Itália Central. A base da igreja foi feita em forma de cruz grega. É um belíssimo lugar para poder visitar e rezar. Os devotos de Santo Antônio podem encontrar na Basílica uma relíquia do osso do Santo.

 

Em tempos de pandemia a festa será celebrada virtualmente. A tradicional procissão que sai da catedral de Vitória até a Basílica de Santo Antônio não acontecerá. A trezena do santo que acontece todos os anos nessa época, será realizada no mês de agosto. Já neste sábado, 13, dia da Festa de Santo Antônio, as missas direto da Basílica serão transmitidas online às 8h e às 15h.

 

Por muitos anos a Basílica de Santo Antônio era a única Igreja na Arquidiocese de Vitória dedicada ao santo. Em 2018, numa celebração Eucarística presidida pelo Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano daquela época Dom Luiz Mancilha Vilela a comunidade de São Francisco de Assis passou a ser Paróquia Santo Antônio de Pádua. Nessa época foi introduzido a imagem do padroeiro. Hoje a paróquia é composta por seis comunidades, cinco destas pertenciam a paroquia Nossa Senhora das Graças em Coqueiral de Itaparica e uma comunidade pertencia a paróquia Santa Mãe de Deus, no Íbis.

 

Desde então a paróquia vem realizando seus trabalhos e expandindo a devoção ao santo por todo o município de Vila Velha. As comemorações da festa deste ano ocorreram pelas redes sociais. A tradicional trezena de Santo Antônio não deixou de acontecer, todos se uniram em oração e intercessão virtualmente.

 

Que nesse tempo de pandemia possamos pedir a intercessão de Santo Antônio por todo o nosso estado e pelas pessoas que precisam de oração. 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por