Santo Enxoval

26 maio, 2021

Uma iniciativa solidária que surgiu em meio à pandemia de COVID-19 para ajudar bebês recém-nascidos e suas famílias é o “Santo Enxoval” que envolve um grupo de 26 voluntárias sendo 15 paroquianas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa. A ideia começou, pois, pessoas que também atuam no grupo Fraternidade e Vida – que existe desde 2011 e trabalha com questões ambientais – começaram a receber pedidos de grávidas catadoras do Revive para itens de enxoval.

A partir disso surgiu uma equipe de mulheres que colocam seus dons à serviço do amor ao próximo. Segundo Taisi Helena, uma das voluntárias deste projeto, com os pedidos elas pensaram em “porque não começar a produzir kits de enxoval? Fomos falando com um e com outro e estamos nesse grupo agora com as voluntárias, cada uma com suas habilidades, fazendo o bordado, crochê, costura. Isso tudo fica aqui na minha casa, porque a gente não se conhece pessoalmente. Nosso relacionamento é só por WhatsApp mesmo devido a pandemia e as pessoas vão sabendo do grupo e nos procuram”.

Todo o processo para a confecção das peças é muito bem organizado. Existem as voluntárias madrinhas que arrecadam fundos para manter financeiramente o Santo Enxoval; uma equipe de compras que vai até as lojas escolher os produtos para confecção dos kits; a equipe de corte que tem os moldes preparados para cortar os tecidos; a equipe de costura que confecciona as roupas e outras peças do enxoval e a equipe de bordado e de crochê que finalizam as peças.

Com os produtos prontos as voluntárias montam os kits e fazem a distribuição. As gestantes que recebem as doações são cadastradas previamente. Cada kit do Santo Enxoval incluiu: 1 body infantil manga curta, 1 body infantil manga longa, 2 mijão com cobertura para pés, 2 panos de ombro, 6 panos boca, 3 cueiros, 1 touca, 1 conjunto pagão, 2 pares de meias, 2 pares de luvas, 2 pares sapatinhos, 1 manta, 1 lençol de berço, 1 toalha de banho, 1 enxugador, 1 pacote de lenços umedecidos, 1 shampoo, 1 condicionador, 1 sabonete, 1 pomada de assadura e 1 pacote de fraldas RN. Para a mãe também tem é entregue uma nécessaire com shampoo, condicionador, sabonete, creme dental e 1 máscara.

A voluntária que faz a entrega dos kits que é a Marinalva, trabalha em um órgão público e quando a gestante vai buscar a doação ela conversa, apresenta um vídeo com orientações de um médico e uma enfermeira. Ela entrega o kit e também fala com cada mulher sobre seus direitos como cidadã.  “É uma alegria, uma emoção delas recebendo os kits e da gente também de saber que a gente está ajudando o próximo e aquela mãe vai ficar tranquila com a chegada do bebê”, enfatiza Taisi Helena.

Taisi conta que além dos produtos novos que são produzidos pelas voluntárias, elas também arrecadam peças usadas, mas em perfeito estado. Sobre o cadastramento a solicitação da pessoa chega até o grupo e a partir de então fazem contato. A mãe precisa informar seu nome, endereço, telefone. Além disso, se tem CAD único ou bolsa família, se tem filhos, idade do filho e sexo do bebê. A entrega dos kits acontece em um local combinado em Vila Velha, mas acontece muitas vezes de chegarem pedidos de pessoas moram longe: “Nossas doações já foram para São Mateus, por exemplo. Independentemente de a pessoa poder vir até aqui em Vila Velha, a gente faz chegar até aquela pessoa que necessita”.

Em 2020 foram 12 kits entregues e até agora, em 2021, já entregaram 29 kits de enxoval e continuam produzindo outros. O objetivo é ajudar ainda mais famílias no decorrer do ano. Quem quiser colaborar financeiramente pode fazer a doação pelo Picpay na conta @santoenxovalvv e quem tiver outras doações pode procurar pela Taisi Helena no telefone (27) 99962-2913. Além disso, o grupo está aberto para novas voluntárias e quem sentir o desejo de ajudar, pode entrar em contato pelo telefone. As doações para os bebês podem ser de lenços umedecidos, shampoo, condicionador, sabonete, pomada de assadura, fraldas RN e também de itens para as mães como shampoo, condicionador, sabonete e creme dental.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por