Santuário de Anchieta aberto ao público

18 novembro, 2021

   

O Santuário Nacional São José de Anchieta foi inaugurado e aberto ao público hoje, 18 de novembro de 2021.

A cerimônia de abertura acolheu no pátio do santuário, convidados, patrocinadores, atrações culturais e autoridades. Representante do BNDS e da Vale, patrocinadores do projeto, manifestaram alegria por terem participado  e realçaram a importância de enriquecer o Estado do Espírito Santo com restauros históricos. Luiz Eduardo Osório do Instituto Cultural Vale, patrocinador do projeto disse: “o percurso dos jesuítas lembra-nos a história da catequese e para continuar esse resgate a Vale vai apoiar o restauro de Nossa Senhora da Ajuda em Araçatiba e Reis Magos em Nova Almeida. Luciane Gorgulho representante do BNDS afirmou, além da alegria de participar do projeto, que “esta é uma forma de fazer o Espírito Santo se tornar conhecido pela sua participação histórica”.

Érika Kunkel, presidente do Instituto responsável pelo restauro e Elisa Taveira, representante do IPHAN, agradeceram as parcerias, o trabalho de todos os envolvidos, falaram sobre os espaços que podem ser visitados e Elisa concluiu que “o santuário é um presente para o Estado, os turistas e os fiéis”.

O prefeito da cidade elogiou o trabalho, agradeceu pela geração de empregos que a obra criou e o turismo que certamente aumentará na cidade e citou São José de Anchieta como “aquele que viveu a entrega e o amor ao próximo”.

O governador Renato Casagrande, o último a falar e percebendo a hora adiantada, citou brevemente a importância de São José de Anchieta não só para o Espírito Santo, mas para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia e terminou dizendo: “as palavras convencem, mas as obras arrastam, então vamos visitar o santuário restaurado”.

  

Da parte da Igreja falaram pe. Nilson, reitor do Santuário; pe. Contiere, responsável pelo patrimônio jesuíta; pe. Smida, provincial dos jesuítas e pe. Paulo Régis, vigário episcopal para assuntos econômicos e responsável pelo patrimonial da Arquidiocese de Vitória, no evento representando o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos. Pe. Nilson agradeceu a todos e disse: “os jesuítas primeiro apostaram na beleza do ser humano e depois na beleza das artes nas suas mais variadas expressões”. Pe. Contiere testemunhou que no primeiro contato com o restauro “a visita foi uma oração natural”. Pe. Smida lembrou que São José de Anchieta soube conciliar o velho e o novo mundo e viveu o lema dos jesuítas “em tudo amar e servir. Ele morreu aqui e as paredes de seu quarto carregam o seu legado”.

Seguiu-se a visita com todos os presentes: santuário, capela do santíssimo, sacristia, quarto de São José de Anchieta, museu, café e loja de artigos religiosos.

A partir de hoje o Santuário está aberto à visitação e a visita vale a pena.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 8 dezembro
quinta-feira 9 dezembro
sexta-feira 10 dezembro
sábado 11 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por