Santuário de Vila Velha: 800 anos do presépio

13 dezembro, 2023

O Santuário de Vila Velha (paróquia Nossa Senhora do Rosário) vem se destacando, nos últimos anos, pelo capricho na preparação do presépio, em tamanho real, dentro do templo.

Este ano a montagem é uma cena construída simulando a região Greccio onde São Francisco, há 800 anos, fez o primeiro presépio. Ao entrar no Santuário, a grandeza do espaço dedicado ao presépio e o cuidado com que cada elemento está colocado, chamam a atenção. Simplicidade e cuidado estão em todos os espaços, que também destacam frases da oração de São Francisco. As grutas com as frases de São Francisco e as luzes que iluminam o caminho por onde os visitantes passam, aos poucos transmitem a mensagem do Natal: onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver tristeza que eu leve a alegria, onde houver discórdia que eu leve a paz.

Para frei Vanderlei da Silva Neves, guardião e pároco no Santuário, as frases da oração de São Francisco ajudam na vivência do Natal: “Em torno desta oração de São Francisco tem toda uma mística e espiritualidade pedindo paz e convidando as pessoas a viverem uma harmonia maior. Isso cativa as pessoas e de certa forma evangeliza”.

O presépio do Santuário permite que os visitantes façam a experiência imersiva circulando pelos ambientes, contemplando as cenas, as imagens e os animais e também a manjedoura vazia, onde será colocado o Menino Jesus na noite de 24 de dezembro.

O motivo que levou os frades franciscanos, responsáveis pela administração da paróquia, a realizarem presépios em tamanho natural, foi a inspiração do primeiro presépio feito por São Francisco, que este ano, 2023, completa 800 anos.

Frei Vanderlei explica porque São Francisco criou o presépio: “São Francisco queria que as pessoas conseguissem compreender  toda a simplicidade  com que Nosso Senhor Jesus veio ao mundo. E mais ele queria reviver aquele momento. Naquele primeiro presépio tinha o boi e o burrinho para que as pessoas entendessem a simplicidade desse Rei, o Grandioso, que veio ao mundo e foi colocado ali naquele lugar simples, onde os animais comiam”.

Origem do presépio

Em missão de paz, São Francisco visitou Jerusalém de 1219 a 1220. Ao retornar à Itália quis reproduzir a experiência feita nos Lugares Sagrados com o objetivo de levar ao entendimento dos fiéis da cidade de Greccio, a compreensão sobre o nascimento de Jesus. São Francisco encontrou semelhanças entre as montanhas de Greccio e as montanhas de Belém onde Jesus nasceu.  Por isso, ali, São Francisco reproduziu o nascimento de Jesus.

Na noite de Natal no ano de 1223, a Celebração em Greccio, aconteceu na montanha em torno do primeiro presépio, com a devida autorização do Papa Honório III.

A ideia foi tão bem-sucedida que passou a acontecer nos mosteiros e igrejas, depois nas famílias nobres e assim se espalhou pelo mundo e passou a fazer parte do Natal em todos os cantos.

No Brasil o primeiro presépio foi montado em 1552 por São José de Anchieta e apresentado aos índios e colonos portugueses.

Horários para visitar o presépio no Santuário de Vila Velha

De segunda a domingo: 8h30 às 20h30

Missas no sábado: 17h

Domingo: 7h – 9h – 11h – 17h – 19h

A visita é livre, mas nos horários de maior movimento, principalmente após as missas é feito um controle de quantidade de pessoas e tempo de visita para que todos possam se aproximar sem tumulto.

Fica o convite de frei Vanderlei

 

 

Anexos

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 24 junho
quarta-feira 26 junho
quinta-feira 27 junho
sexta-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook