São João Batista, o profeta do Altíssimo

24 junho, 2020

Nesta quarta-feira, 24 de junho, a Igreja celebra o nascimento de São João Batista, o precursor de Jesus Cristo. Além de várias comunidades eclesiais festejaram seu padroeiro, apenas uma paróquia na Arquidiocese de Vitória celebra a solenidade da Natividade de São João Batista com a motivação de recordar o seu padroeiro. Muitas festas populares existem inspiradas nesta data, as mais famosas são as de São João.

 

“Para toda Igreja é aquele que traz a alegria messiânica. Ele aponta não para si mas para o verdadeiro Cordeiro que veio tirar o pecado do mundo e que liberta a humanidade das trevas. Como o Profeta nos mostra o valor da fidelidade a verdade nos ensina o caminho da humildade de colocar sempre Jesus Cristo em evidência. ”, destaca o padre Júlio Coelho, pároco da paróquia São João Batista em Cariacica-Sede.

 

O padre explica que a vocação de São João Batista é profética e a Igreja ao contemplar este modelo também renova a sua vocação. “A Igreja contemplando o seu testemunho renova sua vocação profética. Convidando os homens e mulheres à conversão e anuncia com coragem o Jesus Cristo o Cordeiro imolado o Salvador”.

 

A paróquia São João Batista em Cariacica-Sede foi criada em 16 de dezembro de 1837. A paróquia está celebrando desde o último domingo, 21 de junho, o tríduo em preparação a solenidade de hoje. Os fiéis das vinte comunidades estão acompanhando as celebrações através do facebook e de acordo com o padre Júlio Costa, muitos interagem com pedidos de oração. Hoje, na solenidade de São João Batista, a celebração eucarística será às 18 horas com transmissão pelas redes sociais. Em seguida será realizado um cortejo com translado da imagem de São João em um carro sonoro usado pelas ruas da sede do município de Cariacica. Sem a presença dos fiéis, respeitando as orientações de distanciamento social.

 

Capela São João Batista em Carapina

 

A capela São João Batista que pertence a paróquia Santo André de Carapina na Serra, está fazendo 435 anos desde sua construção em 1584. Essa construção foi deixada pelo padre jesuíta Braz Lourenço e tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984. De acordo com relatos históricos, foi nesta igreja em 24 de junho de 1569 que o santo José de Anchieta realizou o seu primeiro milagre, o “Milagre do Pato”, quando fez uma criança que era muda falar. O caso foi incluído no processo de beatificação de São José de Anchieta.

 

De acordo com informações do Patrimônio Cultural Tombado, a região era cuidada pelos jesuítas e servia de pousada para viajantes que se dirigiam ao Convento dos Reis Magos, em Nova Almeida.

 

Criatividade para manter a tradição do São João

 

Para manter viva a tradição das festas juninas diante das recomendações de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, diversas paróquias da Arquidiocese de Vitória e também o Seminário Nossa Senhora da Penha precisaram se readaptar para celebrar os festejos juninos.

 

Confira a programação de festas juninas online e drive thru de comidas típicas.

 

Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Praia da Costa

24 a 26/06 – 18h às 20h (retirada drive thru)

27/06 – 18h30 às 20h30 (retirada drive thru)

 

Seminário Nossa Senhora da Penha

27/06 às 20h pelas redes sociais do Seminário

 

Comunidade São Vicente de Paulo

04/07 ao vivo pela instagran @comunidadesaovicentetabuazeiro

 

Paróquia São Francisco de Assis – Laranjeiras 

04/07 às 18h (retirada drive thru de kits juninos, encomendas online pele whatsapp da paróquia)

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por