São João Paulo II, o Apóstolo da Misericórdia

É celebrada hoje (22) a festa de São João Paulo II, que foi Papa de 1978 a 2005 e ficou conhecido como “Apóstolo da Misericórdia”, sendo considerado um dos líderes mais influentes do século XX. Chamado em seu nascimento de Karol Jósef Wojtyla, São João Paulo II nasceu em uma pequena cidade da Polônia em 1920 e morreu no ano de 2005. Este ano de 2020 é marcado pelo centenário de seu nascimento e o 15° aniversário da sua morte.

Em Vila Velha, devido ao rápido crescimento populacional na Região da Praia de Itaparica, e considerando a necessidade de uma atenção pastoral especial, foi instituída na Arquidiocese de Vitória em 18 de maio de 2015 uma paróquia dedicada a São João Paulo II. A sede paroquial está localizada na comunidade Imaculada Conceição, na Avenida Saturnino Rangel Mauro, 226 – Bairro Praia de Itaparica. O atual pároco é padre Arlindo de Moura Melo que explica a devoção ao santo.

“João Paulo II foi um papa que o mundo inteiro conheceu e ele se tornou santo muito rápido por causa de suas virtudes, sua entrega pela Igreja, amor pelos mais pobres, espiritualidade profunda e despojamento. Essas qualidades levaram que a Igreja reconhecesse com muita rapidez a sua santidade, mas, sobretudo por ter ele sido um Papa missionário. Já foram criadas várias paróquias do santo São João Paulo II e aqui temos a nossa que o povo acolheu com muito amor e respeito.”

A Paróquia é composta por quatro comunidades: além da matriz Imaculada Conceição, no Bairro Praia de Itaparica, existe a Nossa Senhora da Paz, no bairro Praia das Gaivotas; Santa Mônica, no bairro Santa Mônica e Cristo Rei, no bairro Jockey de Itaparica. A festa do Padroeiro é celebrada em 22 de Outubro e a data foi estabelecida pelo Papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.

Segundo o pároco devido a pandemia, as atividades da paróquia neste ano estavam sendo realizadas de forma muito reservada, com algumas transmissões pela internet. Mas a partir de setembro as celebrações voltaram a acontecer nas comunidades tomando os cuidados preconizados pelas autoridades de saúde. Nesta quinta, em honra ao padroeiro, acontecerão duas missas na matriz: uma às 16h só para pessoas idosas e outra as 19h30 para os fieis em geral.

O limite de fiéis dentro da Igreja é de 80 até o máximo de 100 pessoas e padre Arlindo reforça que será respeitado o número de preenchimento das vagas. A missa da noite também será transmitida pelo Youtube da paróquia no endereço: https://www.youtube.com/channel/UC9anMJfQMWZK9ipjU7Bj3gg

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!