São João XXIII, o Papa bom

Ângelo Giuseppe Roncalli nasceu em uma pequena cidade da Itália, filho de uma família de camponeses. O Ambiente religioso da família e a fervorosa atividade paroquial foram a sua primeira escola de vida cristã. No conclave de 1958 foi eleito papa, tomando o nome de João XXIII. O seu pontificado durou menos de cinco anos, o suficiente para o pontífice ser reconhecido como o “Papa bom”. Tornou-se muito apreciado, sobretudo, porque lançou as encíclicas “Pacem in Terris” e “Mater et magistra”. Também convocou o sínodo romano, instituiu uma comissão para a revisão do Código de Direito Canônico e convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II, em 1962. Foi chamado à Casa do Pai em 3 de julho de 1963. No ano 2000, foi beatificado por São João Paulo II e canonizado pelo Papa Francisco em abril de 2014.

 

A arquidiocese de Vitória possui uma paróquia dedicada ao santo. Localizada no Planalto Serrano no município da Serra – ES, a paróquia tem 8 comunidades. Foi criada em 2008, pelo então arcebispo metropolitano, dom Luiz Mancilha Vilela. Tem como Pároco o Pe. Marcos Enrique Juan. Todos os anos acontece a tradicional festa do padroeiro. Segundo a secretária paroquial Sandra, “esse ano a festa não acontecerá os festejos em honra a São João XXII, devido a pandemia”.

 

Oração a São João XXIII

 

Dou graças a Deus porque desde sempre te escolheu para tão altos mistérios, e te adornou com as virtudes da caridade, pobreza, humildade e obediência.

Peço-te que nos alcance a paz para todos os povos, a unidade das igrejas, a caridade para todos os homens.

Tu, o Papa Bom, ajuda-nos a viver como verdadeiros filhos de Deus, como fiéis discípulos de Jesus e apóstolos de sua palavra. Peço-te de modo especial por todas as famílias para que sejam santuário de vida e amor, bendize-as e livra-as de todo mal.

Intercedei por todos nós em união com nossa Mãe Santíssima. Amém.

São João XXIII, rogai por nós!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!