São José de Calasanz, patrono da educação

José Calasanz nasceu num castelo de Peralta de La Sal, em Aragão, na Espanha, em 31 de julho de 1558. De uma família nobre e muito religiosa, ele foi educado no rigor do respeito aos mandamentos de Deus. Desde cedo, mostrou sua vocação religiosa, mesmo contrariando seu pai, que o queria na carreira militar. José tanto insistiu, que foi enviado para estudar Teologia na Universidade de Valência, para concluir seu propósito de servir a Deus. Ao terminar os estudos, aplicou-se nos exercícios de piedade e práticas de penitência a fim para manter-se longe das tentações e no seguimento de Cristo.

No território da Arquidiocese de Vitória, a fundação da Paróquia São José de Calasanz, no município de Serra, foi um projeto desejado pela vice província Escolápia do Brasil durante anos. Via-se a necessidade ao perceber que precisava abrir a um terceiro ponto de missão, uma vez que os Padres Escolápios no Brasil estavam em Belo Horizonte e Governador Valadares, cidades de Minas Gerais. 

“Podemos definir a espiritualidade de Calasanz como a espiritualidade pedagógica onde ele viveu intensamente a experiência do educador cristão. Por isso a nossa ordem tem como lema: Piedade e Letras, ou Fé e Cultura, ou ainda poderíamos dizer Ciência e Religião, experiência de fé”, destaca padre Enivaldo João.

A Paróquia São José de Calasanz foi criada em 10 de maio de 2008. Foram desmembradas 10 comunidades das 22 que formavam a grande Paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras. A paróquia atualmente engloba os seguintes bairros: Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Nova Zelândia e Boulevard Lagoa. Perante os inúmeros desafios encontrados, as comunidades da Paróquia São José de Calasanz respondem com pastorais, atividades e propostas que tentam resgatar a vida do povo sofredor, sobretudo dos menores e dos mais pobres.

De acordo com o pároco, Enivaldo João de Oliveira, estar na região de periferia é poder levar o carisma da congregação. “Para nós é fundamental, pois parte do nosso carisma. Evidente que tem muitos desafios de encarar a realidade, sobretudo no contexto em que se torna cada vez mais difícil aproximar dos jovens. Por isso aqui nós desenvolvemos trabalhos de cunho social, em três núcleos de obras sociais”.

Obras Sociais São José de Calasanz

Os projetos sociais desenvolvidos na paróquia atingem mais de 300 crianças. O objetivo das obras sociais visa atender as crianças e os jovens de seis aos 18 anos, pois São José de Calasanz defendia que, quando uma criança é acompanhada e educada desde os seis anos até sua juventude, ela pode ser considerada salva. 

Para eles são oferecidos cursos de computação, reforço escolar, balé, dança de rua, artesanato, capoeira, disciplina de valores humanos, entre outros. Dentro dessa ótica, as crianças e suas famílias, participam das missas e celebrações e os educadores, além do ensino, estão transmitindo Jesus na referência constante, na oração inicial, na forma de tratar as crianças, e na forma com as circunstâncias que vão surgindo.

“Queremos fazer de fato dos dois pilares da nossa do nosso carisma: Educação e Evangelização, nessa região onde a violência tem um contexto muito forte, aonde existe tanta pobreza e tanto é índice de violência de tráfico de tudo. Queremos estar presentes, dedicando a nossa vida há evangelização. Pois ser pároco nesta região periférica, da Arquidiocese de Vitória é para nós fundamentalmente expressão do nosso carisma. E queremos viver com toda a intensidade”, ressalta o pároco. 

Padroeiro é celebrado em formato delivery

Diante da pandemia do novo coronavírus, a paróquia de São José de Calasanz, localizada no bairro Feu Rosa, no município de Serra, precisou reinventar sua forma de celebrar o padroeiro. A organização encontrou alternativas para vender os quitutes e também promover uma “Live Musical”.

Confira a programação:

 

25 de agosto

Transmissão da Missa de Calasanz às 19h

Facebook da paróquia (https://www.facebook.com/ParoquiaCalasanz)

26 de agosto

Transmissão do Auto de Calasanz às 19h

Canal do Youtube: ParoquiaSJC

27 de agosto

Transmissão da missa preparada pela Fraternidade Escolápia às 19h

Facebook da paróquia (https://www.facebook.com/ParoquiaCalasanz)

28 de agosto

Transmissão da missa preparada pela Pastoral Vocacional às 19h

Facebook da paróquia (https://www.facebook.com/ParoquiaCalasanz)

29 de agosto

Calasanz delivery e Live Musical, 18h às 21h

Facebook da paróquia (https://www.facebook.com/ParoquiaCalasanz)

30 de agosto

Missa nas comunidades da paróquia

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!