São Sebastião: Fé, religiosidade e vocações

13 abril, 2021

Criada em 1899, a paróquia São Sebastião do Alto Guandu é a maior paróquia da Arquidiocese de Vitória, composta por 52 comunidade localizadas em todo território do município de Afonso Cláudio, área serrana do estado. Inaugurada em 07 de Setembro de 1949 a igreja  Matriz  que hoje temos teve sua construção através de recursos doados pelo povo: os bancos, os sinos, o relógio, os vitrais, todo o material assim também como a construção em si.

Povo de fé, caridade e devoção ao padroeiro Mártir São Sebastião, assim é conhecido o povo da paróquia. Neste solo Afonso-Claudense nasceram alguns ordenados da  Santa igreja: Monsenhor Adwalter Carnielli , Pe. Jair Coco, Pe. Jorge Campos, Pe.  Lucio Bravim  Lameira,  Pe.  Alair , Pe. Kremerson  Giestas, Pe. Levi das Neves, Pe. Julio   Coelho, Frei  Edmilson  Vidal,  Frei Givanildo, Frei  Vagno  Palma, Frei Laurindo Coco e nossos  futuros ordenados  Frei Lucas Oliveira Santos ,   Marcilio  Netto, César Delarmelina  e  Vinicius  Leite.

Vida devocional do povo de Deus. É forte a devoção à figura singular do mártir São Sebastião, invocado como protetor contra os maiores males que podem assolar a existência humana: a peste, a fome e a guerra, neste tempo de pandemia onde celebramos de portas fechadas e sem a presença de público invocamos a intercessão de nosso padroeiro São Sebastião. Ficando ainda muito marcada a devoção mariana a Nossa Senhora de Lourdes, onde todo dia 11 de cada mês é celebrada missa devocional na Igreja matriz com procissão luminosa pelas ruas do centro da cidade.

O desempenho litúrgico é fundamental para que as principais celebrações independente do tempo sejam preparadas e levadas ao povo com emoção e fé.

Diante de toda devoção de fé e perseverança, o povo da paróquia de São Sebastião retribui as graças alcançadas com sua colaboração em diversas pastorais e movimentos, ajudando assim crianças, adolescentes, jovens, famílias e idosos em suas necessidades básicas e também apoio espiritual.

Oração de São Sebastião:

Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 18 setembro
quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por