São Tiago Maior, o pescador que virou Santo.

Hoje a Igreja celebra a memória de São Tiago Maior Apóstolo. Tiago irmão de João, filho de Zebedeu e Salomé, uma das mulheres que serviu ao Senhor com os seus bens. O Apóstolo conhecia Jesus antes mesmo de ser chamado definitivamente para segui-lo e gozou da sua predileção juntamente com Pedro e seu irmão João. Por conta de predileção esteve presente em vários milagres da vida de Jesus inclusive, foi um dos três que o Mestre tomou consigo para que o acompanhasse no Horto das Oliveiras. Tiago e seu irmão João receberam de Jesus o nome de Filhos do Trovão devido ao zelo impetuoso que ambos tinham.

Na arquidiocese de Vitória temos a graça de ter uma paróquia dedicada ao Santo. A Paróquia São Tiago Maior, localizada em Setiba, Guarapari. Foi criada no dia 18 de fevereiro de 2017 numa celebração Eucarística presidida pelo Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, daquela época dom Luiz Mancilha Vilela.

“A paróquia foi criada com a intenção de intensificar mais a ação pastoral, sobretudo na periferia. É uma paróquia de periferia”, relata o Padre Mukabi Misik Senga Pierre, que é pároco da paróquia São Tiago Maior, em Setiba.

A cada dia a paróquia se organiza para se tornar mais próxima e presente na vida das pessoas. Tem como missão ser presença para os paroquianos, é o que nos diz padre Pierre.

“ Tentamos nos organizar para que possamos estar mais próximos. Precisamos jogar as redes nas águas mais profundas, quer dizer, é periferia, mas é onde, que é mais fundo para gente poder marcar mais presença. E Jesus se faz cada vez mais presente no meio desse povo sofrido. Essa é a missão da nossa Igreja”, relata.

São apenas três anos de fundação e a cada dia se fortalece nas suas pastorais e apostolado.

“A paróquia está se fortalecendo nas suas estruturas pastorais, nas suas organizações, podemos destacar duas espiritualidades que são fortes no contexto dessa paróquia. Nós temos na paróquia a espiritualidade Mariana, essa comunidade sempre teve a devoção a Nossa Senhora de Fátima, onde vivenciamos no mês de outubro e a graça de nos unirmos uma semana em agosto para rezarmos pelas famílias”, relata o Padre Mukabi Misik Senga Pierre.

A festa de São Tiago Maior começou com um tríduo, onde toda a paróquia rezou no primeiro dia por todas as pessoas contaminadas pelo Coronavirus; no segundo dia rezaram pelos profissionais de saúde e no terceiro dia a intenção foi por todas famílias enlutadas. O encerramento da festa será amanhã domingo (26 de julho 2020) na missa das 8 horas.

Para que você possa visitar a paróquia e estiver vindo de Vitória você pode entrar no trevo de Setiba, descendo para o balneário tem uma praça onde fica localizada a Igreja de São Tiago Maior. Pode também seguir pelo Instagram @pstiagomaior

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
domingo 18 abril
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quarta-feira 28 abril
Nenhum evento encontrado!