SAV promove mês vocacional com atividades online

Com o tema “Amados e Chamados por Deus” e o lema “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5), o Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Vitória irá celebrar o Mês Vocacional 2020, celebrado em agosto. A atividade proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) busca motivar a oração pelas vocações nas comunidades, paróquias e dioceses, além de conscientizar adolescentes e jovens ao chamado de servir a Igreja. O tema: “Amados e Chamados por Deus”, é uma inspiração vinda da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, do Papa Francisco. A proposta é fruto do Sínodo dos Jovens e nesta Exortação o Papa destaca que três verdades precisam ser anunciadas. Neste ano de 2020, a primeira verdade é que Deus nos ama, então isso está muito presente no tema e no lema. 

O SAV da Arquidiocese de Vitória, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, para estruturar as ações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos dias. Apesar da pandemia do novo coronavírus afetar o calendário de atividades presenciais, o coordenador do SAV, padre Márcio Ferreira ressalta que o mês vocacional tem um cunho central de vocacionalizar toda a Igreja. “ O mês vocacional tem esse sentido de promover a cultura vocacional no seio da Igreja afim de que os fiéis despertem para sua vocação e se dediquem com zelo a serviço de Deus e do seu reino no segmento de Nosso Senhor Jesus Cristo. ”, afirmou.

Padre Márcio Ferreira, ainda destaca a importância do tema, “Amados e Chamados por Deus” e o lema “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5) escolhido pela CNBB. “Nós iremos trilhar junto com a dinâmica da CNBB o que ela nos propõe, este caminho afim de suscitar essa cultura vocacional e comunicar com jovem a partir destas verdades que o Papa nos propõe na Christus Vivit. Um caminho pedagógico está sendo desenvolvido pela Igreja de Vitória neste tempo de pandemia de modo envolver nas redes sociais a discussão a oração e o caminho de interação com a juventude. ”, concluiu.

Nas atividades programadas para o mês de agosto, estão sendo desenvolvidos momentos de interatividade com os jovens pelas redes sociais, vídeos vocacionais, partilhas e formações. Haverá uma vez por semana a oração do santo terço online com a participação de leigos, religiosos, seminaristas e sacerdotes. O objetivo é fazer o mês vocacional ser bem celebrado em todas as comunidades eclesiais e em todos os possíveis ambientes. O subsídio pode ser um grande apoio, despertando outras ações de acordo com inspiração e criatividade.

Material de apoio

برچسب #edicoescnbb در توییترPara animar o Mês Vocacional, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Pastoral Vocacional propõem subsídio com roteiros catequéticos. Há três propostas de Terço Vocacional, que poderão ser recitados em família ou grupo, e três opções de “eventos” ou iniciativas que poderão ser organizados na comunidade: um Encontro Vocacional para despertar vocações; uma Vigília Vocacional; uma Leitura Orante Vocacional. Poderão ser realizados envolvendo – preferencialmente – os jovens, pela própria natureza da idade: é durante a juventude que a dimensão vocacional desperta com maior vigor.

O subsídio encontra-se aqui na matéria para baixar:

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!