Seja solidário: o seu sangue é o tipo ideal para alguém

18 novembro, 2020

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os bancos de sangue no Estado enfrentam uma redução drástica de doações. E quando algum paciente que está internado em hospitais necessita de sangue, não há outra forma de consegui-lo a não ser por meio de doações.

Os Centros de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) estão recebendo doadores por meio de atendimento prévio. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

Na próxima semana, a secretaria estadual de Saúde lança uma campanha de conscientização para que os doadores compareçam aos Hemoes e o estoque de sangue seja reposto.

Com uma única doação, é possível salvar até quatro vidas. O processo de doação é bastante simples. Após a identificação do doador, é feita uma triagem, com dosagem de hemoglobina e avaliação de peso, pressão arterial, temperatura e também será feita entrevista sobre o seu estado de saúde e suas condições gerais. É fundamental sua sinceridade ao responder as perguntas.

A coleta de sangue tem duração de 5 a 15 minutos e são coletados em média de 400 a 450 ml de sangue, além de amostras para exames laboratoriais. Após a doação, você deve permanecer, no mínimo, durante 15 minutos para ser observada se há reação adversa imediata após a doação de sangue.

Durante essa espera, será servido o lanche para iniciar a reposição de perdas ocorridas durante a doação.

Após doar sangue, você deve observar alguns cuidados básicos, como ingerir bastante líquido. Aguarde, pelo menos, uma hora antes de consumir cigarros e aproximadamente 12 horas antes de realizar qualquer esforço físico.

Também é recomendado interromper, no mínimo, por 12 horas após a doação a pilotagem ou condução de veículo de grande porte, operação de máquinas ou equipamentos industriais ou de construção civil e prática de mergulho, voo livre ou escalada.

Em caso de mal estar, parar imediatamente o veículo se estiver dirigindo. Se ocorrer algum episódio de tonteira, vista escura, enjoo, palidez ou suor excessivo deite-se ou sente-se imediatamente, permanecendo nesta posição até melhorar.

Apesar de raro, caso você apresente febre ou diarreia até sete dias após a doação, comunique ao Hemoes onde você fez a doação.

O que você precisa saber para ser doador

Para doar sangue, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, habilitação, passaporte) e estar se sentindo bem.

Quem tem 16 e 17 anos, pode doar, mas precisa de autorização de um responsável legal. Já a idade máxima para doar é 69 anos, desde que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 61 anos.

Só pode doar sangue quem pesa acima de 50 kg. E é importante ter dormido bem na noite anterior à doação, não estar em jejum e fazer repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação.

É preciso ainda não ingerir bebida alcóolica nas 12 horas antes da doação, evitar fumar, pelo menos 2 horas antes e depois da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos. Caso tenha almoçado, a doação deve ocorrer 3 horas após.

O que impede uma pessoa de doar sangue

Caso esteja resfriado, aguarde sete dias após o desaparecimento dos sintomas. Mulheres grávidas não podem doar. E as mamães que estão amamentando devem aguardar 12 meses após o parto.

Quem fez tatuagem ou se expôs a situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, deve aguardar 12 meses para doar sangue.

Já pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade ou que apresentam evidência clínica ou laboratorial de hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas não podem doar sangue.

O mesmo vale para quem já contraiu malária ou faz uso de drogas injetáveis ilícitas. Durante a entrevista pré-doação, podem ser identificados outros impeditivos pela equipe de triagem.

Onde doar

Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe.

Telefone: (27) 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva).

Telefone: (27) 3218-9429

Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro.

Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro.

Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington.

Telefone: (27) 3767-7954

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por